PSD e PV juntos, em Maringá?
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Elci Nakamura)

O Assunto é Política

PSD e PV juntos, em Maringá?

O Assunto é Política por Diniz Neto em 18/07/2019 - 14:34

18 de julho, quarta-feira.

Dia Internacional de Nelson Mandela.
Vi esse dia e me interessei em saber mais sobre ele. Foi criado em 2009, aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Nelson Mandela é considerado um dos líderes mais corajosos e admirados, em todos os tempos.

Ele morreu no dia 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos. 
Dedicou 67 anos da sua vida na luta pela paz na humanidade e pelos direitos humanos, portanto, nesta data, todos são convidados a dedicar 67 minutos do seu dia para ajudar as pessoas que mais precisam, em homenagem a Nelson Mandela.

Há um convite para o compartilhamento de mensagem de solidariedade nas redes sociais, com o uso da hashtag #mandeladay. Há um site sobre essa data:www.mandeladay.com

Assuntos na coluna de hoje, segunda edição: 

- Câmara divulga balanço do primeiro semestre
- PSD e PV juntos, em Maringá?
- Vereador de Maringá inova e faz seleção para vaga de assessoria 
- Ainda sobre rios e córregos da região - Atualizando
- Bovo ingressa no Democratas
- MDB com nova Comissão Executiva Provisória
- Partido Verde
- Deputado federal Luiz Nishimori faz palestra na OAB

 

CÂMARA DIVULGA BALANÇO DO PRIMEIRO SEMESTRE
A Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara de Maringá, com apoio da Divisão Legislativa e Cerimonial, divulgará, agora à tarde, um balanço dos números de projetos votados pelos vereadores durante o primeiro semestre legislativo, que começou em 5 de fevereiro e teve sessões até 11 de julho.

Tivemos acesso a alguns destes números: foram 43 sessões ordinárias, 185 projetos de lei ordinárias, 57 projetos de lei complementar, 920 requerimentos de informação e 1.052 indicações.

Pela avaliação dos setores internos da Casa de Leis, o semestre foi produtivo e contou com alguns projetos importantes, como a proposta e depois aprovação do Refis 2019 e também a aprovação dos projetos da Zeis, que permite a transformação de lotes na cidade em Zona Especial de Interesse Social.

Amanhã traremos mais dados.

FAHUR E ADRIANO ESTÃO TRABALHANDO JUNTOS, EM MARINGÁ
Informamos recentemente que o deputado federal Gilson Fahur pode assumir a presidência do PSD, em Maringá.
Também falamos, hoje, inclusive, que o deputado federal Soldado Adriano José, é o principal nome do PV, na cidade.

Fique sabendo hoje pela manhã, que eles continuam trabalhando em conjunto, a exemplo do que fizeram na campanha eleitoral.

Hoje à tarde eles tem visitas agendadas, com pré-candidatos a vereador.

Neste caso, estaria em andamento uma aliança da arma para disputar a Prefeitura e atuar coordenando as chapas para vereador do PSD e do PV?

 

VEREADOR DE MARINGÁ INOVA E FAZ SELEÇÃO PARA VAGA DE ASSESSORIA 
O vereador Jean Marques (PV) vem inovando em Maringá. 
Ele formou uma equipe bem profissional. Jean é procurador do município licenciado e advogado formado pela UEM.

Desde o começo do mandato, em 2017, Jean Marques, que tem apenas 35 anos de idade, opta por servidores com ensino superior. Seu ex-chefe de gabinete era advogado. Um jornalista também já passou pelo gabinete. E hoje a equipe é formada por criativo com formação em Marketing, secretária executiva trilíngue e dois publicitários com ênfase em administração pública.

Desde sexta-feira, Jean Marques abriu um processo seletivo para contratar alguém que tenha habilidades com arte, vídeo e redes sociais. Um de seus assessores de gabinete se despedirá em agosto, quando iniciará um novo trabalho em uma das maiores empresas de marketing da América Latina, a RD Station, que fica em Joinville, Santa Catarina.

A vaga está bem disputada, isso prova que tem muita gente boa disponível no mercado e que muita gente também se interessa pelo trabalho na gestão pública. Na primeira etapa, mais de 150 pessoas se inscreveram, e gente de outros Estados também estão no páreo. Nesta terça-feira, uma nova etapa se inicia, e agora restaram 104 pessoas na disputa da vaga.

Não só em Maringá, como em várias cidades brasileiras, é cada vez mais claro o entendimento de que é preciso se pensar e se fazer política com profissionalismo. 
Para o vereador, o processo seletivo coroa o mérito da pessoa que buscou conhecimento e experiências no mercado de trabalho. Um assessor de vereador pode ser efetivado com processo seletivo, mas isso também pode se estender para a escolha de um secretário e até de um ministro, caso seja de entendimento do prefeito ou do presidente da República.

SOS RIOS DA BACIA DO PIRAPONEMA! ... Atualizando

O engenheiro Renato Dalla Costa, que me mandou fotos, fez uma ressalva à nossa nota publicada na coluna de hoje, pela manhã.
Me informou que o prefeito Maurício Aparecido da Silva (Professor Índio), de Mandaguaçu, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – Piraponema, esteve presente nas duas reuniões realizadas ontem, na UEM.

Conforme nossa nota, aconteceu a reunião da Câmara Técnica de Acompanhamento do Plano de Bacia – CTPLAN e também a 1ª Reunião Ordinária de 2019 do Comitê das bacias dos rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – CBH Piraponema.

Participação importante da Drª Cristinane Ogawa, apresentando dados e informações sobre a situação que coloca nossos rios na pior classificação existente – classe 4 – sem qualquer previsão de ações para voltarem à classe 3.

Eu escrevi pela manhã que não vi prefeitos. Mas faço a correção de que o prefeito professor Índio esteve lá.

Mantenho a crítica de que, de forma geral, a preocupação com os rios e suas bacias estão fora das prioridades da maioria dos municípios. No máximo se cumprem protocolos burocráticos.

Registro importante: tinha uma representação da Prefeitura de Maringá. Um prefeito, Professor Índio, de Mandaguaçu, nenhum vereador (de toda a região), nenhum deputado.

Em Maringá, por exemplo, há necessidade de retomada de cuidados com fundos de vale e córregos. 

BOVO INGRESSA NO PARTIDO DEMOCRATAS

José Luiz Bovo esteve ontem em Curitiba. Foi recebido pelo presidente estadual do Democratas, o deputado federal Pedro Lupion, que estava acompanhado do vice-presidente do partido, o deputado estadual Elio Rusch. 
No encontro foi definida a filiação de José Luiz Bovo ao Democratas, na condição de presidente do partido e pré-candidato a prefeito de Maringá. Ele também vai coordenar o partido na região, ajudando a organizar a sigla para as eleições municipais.

MDB COM NOVA COMISSÃO EXECUTIVA PROVISÓRIA

O Diretório Estadual do MDB nomeou uma nova Comissão Executiva Provisória para Maringá, que inicia seu mandato nesta quinta-feira, dia 18 de julho.

E tem novidade na presidência. O vice-prefeito, Edson Scabora, será membro da Executiva e não mais presidente. Assumirá a presidência o professor Antônio Bartolomeu Frigo, chefe do Gabinete do Vice-Prefeito de Maringá.

Assim como Edson Scabora e a nova tesoureira, Adriana Beraldo, Frigo chega ao MDB vindo do PV.

ARTIGO 19
Pelo artigo 19 do estatuto do MDB chefes do poder Executivo, em todos os seus níveis, ficam impedidos de fazer parte de comissões diretoras do partido, em todos os níveis.

O Diretório Estadual e alguns emedebistas de Maringá entendem que o Estatuto é omisso com relação a Comissões Executivas Provisórias. 

CRÍTICAS E REVOLTA
Nas redes sociais emedebistas mais antigos têm dedicado espaço para generosas críticas ao vice-prefeito.

Há uma revolta em relação ao recadastramento que está sendo feito, em Maringá, com apoio do Diretório Estadual.

Oposição a parte, o MDB se prepara para uma transição após a dissolução do Diretório Municipal do partido, em Maringá. A convenção municipal fica um pouco mais distante, nesse cenário.

A única forma de mudar o quadro é através de uma decisão judicial. 
O quadro hoje, no partido, é esse.

PV EM BARBOSA FERRAZ 

Débora Carvalho, presidente do PV em Barbosa Ferraz, esteve em Maringá. Fez alguns contatos e revelou seu entusiasmo com a organização e mobilização do partido para as eleições municipais.

Esta semana o PV realiza uma reunião importante em Barbosa Ferraz. Débora é pré-candidata a prefeita, e está disposta a articular para formar chapas fortes na majoritária e para vereadores.

PV EM MARINGÁ

O PV em Maringá continua sem uma definição clara do seu comando. 
Naturalmente o partido deve ser comandado pelo deputado estadual Adriano José, mas é forte o comentário de que o vereador Professor Niero pode assumir o comando do PV, em Maringá.

DEPUTADO NISHIMORI FAZ PALESTRA EM EVENTO DA OAB

No dia 23 de julho, próxima terça-feira, a Comissão de Direito Internacional OAB Maringá realizará o encontro “Novas Ações e Perspectivas do Agronegócio no Cenário Internacional”. Será a partir das 19 horas, no Auditório da OAB Maringá.

Recebi do advogado Alexandre Raposo, presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB Maringá, a programação:

Palestrante: Deputado federal Luiz Nishimori. Tema: Novo Governo e Prioridades Diplomáticas e Comerciais Internacionais ao Agronegócio.

Palestrante: Drª Letícia de Souza Baddauy. Tema: Mediação e Arbitragem no Agronegócio Internacional.

Palestrante: Gerente Comercial da COCAMAR, Anderson Alves Bertolleti. Tema: Impasse USA X China e o impacto nos custos do agronegócio brasileiro.

O objetivo é mostrar e debater as mudanças que ocorrem no cenário do agronegócio globalizado, buscando maiores e melhores soluções na área.

As inscrições podem ser feitas no site da OAB Maringá: http://www.oabmaringa.com.br/esa/?cod=evento/160

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade