Qualificar já!
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Qualificar já!

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 11/09/2019 - 09:18

Os brasileiros precisam de qualificação. Sejam políticas públicas, ONGs ou empresas que se proponham a colaborar para a qualidade profissional, a ação merece respeito e apoio. Um grupo de cooperativas através do Sistema Ocepar tem apoio do Sescoop-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e parceria da Pluricoop (Cooperativa de Trabalho de Executivos em Gestão e Treinamento), jovens serão qualificados para trabalhar em cooperativas.

Não se pode negar a importância de medidas que deem a juventude uma perspectiva profissional. Exatamente para a faixa de idade em que o desemprego tem maior impacto. Principalmente quem busca a primeira oportunidade no mercado de trabalho. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego entre os mais novos da População Economicamente Ativa (PEA) é de mais de 26%.

Os dados preocupam ainda mais se formos considerar aqueles que não tem qualificação. Mesmo para os quem tem formação superior a tarefa de entrar no mercado de trabalho não é fácil. Dos mais de 8,2 milhões de universitários, apenas 8,9% conseguem uma vaga de estágio (740 mil). Os dados são do último e mais recente Censo da Educação Básica (2017), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por isso, iniciativas que deem oportunidade de qualificação e especialização no mercado geram seres humanos independentes e capazes de responder às suas necessidades com sua renda. Ganhar o bastante para fazer o que deseja sem dependência de serviços e bens públicos. Formar um ser humano capaz de ter autonomia deve ser a meta de qualquer ação pública. Libertar as pessoas da dependência econômica da família, do estado, seja lá de quem for. 

Muito da sentimento de fracasso de qualquer ser humano vem da impossibilidade de construir uma carreira profissional promissora, que dê às pessoas um potencial de construção de futuro, de realização dos seus interesses, de planejar sua vida. Dar sentido ao que somos é ter como caminhar na direção que desejamos. 

Parabéns a iniciativa de qualificar, precisamos disso.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade