Quase 25% das vagas para fazer RG em Maringá são para pessoas carentes
Carina Bernardino/CBN Maringá

Diariamente

Quase 25% das vagas para fazer RG em Maringá são para pessoas carentes

Cidade por Carina Bernardino em 21/08/2019 - 16:14

A maioria das carteiras de identidade é para moradores de rua. Pelo Cras, também são feitos encaminhamentos para a emissão de outros documentos gratuitos, como CPF, reservistas e carteira de trabalho.

Quem precisa solicitar a 1ª via da carteira de identidade no posto de Maringá do Instituto de Identificação do Paraná deve fazer o agendamento online para ser atendido no local. Por dia, são disponibilizadas 80 senhas, porém, quase 25% das vagas ofertadas são destinadas para pessoas carentes encaminhadas pelos Cras, unidades públicas de assistência social ligadas à Sasc (Secretaria de Assistência Social e Cidadania) da cidade. O convênio é realizado há anos, também com o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua). De acordo com o chefe local do posto, Raul Ferreira Marinho, há casos em que a emissão do documento é feita mais de uma vez para a mesma pessoa. 

Neste ano, de janeiro a junho, o Centro Pop fez 30 encaminhamentos para emissões de RG, 15 para CPF e 22 para carteira de trabalho de moradores de rua. Em 2018, foram emitidas 78 identidades, 35 CPFs e 34 carteiras de trabalho. Pelos dez Cras municipais, até maio deste ano, foram feitos 261 encaminhamentos para documentação civil, que inclui também a certidão de nascimento. Porém, a diretora do Cras Santa Felicidade, Rosângela Lemos Freitas explica que as isenções de documentos são feitas mediante a critérios, como comprovação de endereço e renda. 
De acordo com o Instituto de Identificação do Paraná, de janeiro até 20 de julho deste ano foram emitidas 15.614 carteiras de identidade pelo posto de Maringá, sendo a média diária de 90 atendimentos online e presencial. Segundo a diretora do Cras, os documentos civis são importantes por vários motivos. 

O site para agendar atendimento para fazer o RG no estado é o institutodeidentificacao.pr.gov.br

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade