'Proibir funcionamento do comércio em Maringá aos domingos é retrocesso e prejuízo'
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

'Proibir funcionamento do comércio em Maringá aos domingos é retrocesso e prejuízo'

O Assunto é Política por Diniz Neto em 11/04/2018 - 09:55

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Novos secretários do Paraná são anunciados.  

TEMPO. Faltam 180 dias para 7 de outubro.

NOVOS SECRETÁRIOS.

A governadora Cida Borghetti fez ontem o anúncio de novos secretários.
A professora Lucia Cortes foi confirmada ontem secretário de Educação do Paraná. Ele substitui a professora Ana Seres.

Lucia Cortes é a atual chefe do núcleo regional de Educação de Londrina. A nova secretária revelou, como meta, projetos voltados à realidade das escolas, valorizando os professores.
Sua responsabilidade: cuidar de um sistema que tem um milhão de estudantes.

Sandro Kozikoski, professor de Direito Processual Civil da UFPR, assume a Procuradoria-Geral do Estado no lugar de Paulo Sérgio Rosso, que ocupou o cargo por dois anos e meio.

Detalhe que me agradou muito: publiquei no blog Diniz Neto, ontem, a notícia da nomeação da professora Lucia Cortes. E recebi inúmeros comentários favoráveis e de apoio à escolha da professora Lucia como secretária de Educação. Fiquei feliz, porque educação é tudo! É a parte mais importante. Não existe futuro sem educação e, com certeza, precisamos avançar muito, muito e muito nesta área.

Em Itaipu, temos novidades: Marco Stamm, diretor financeiro de Itaipu, assumirá a direção geral da estatal. Foi indicado pelo deputado federal Sergio de Souza.

UM POUCO DE HISTÓRIA.

Paulo Mantovani foi vereador por 18 anos. Um mandato de 6 anos, três de 4 anos. Ele é o primeiro ex-vereador a ver um filho eleito para um mandato na Câmara Municipal de Maringá. Flavio Mantovani, em foto com o seu pai vereador, foi o segundo mais votado no ano passado, pelo PPS, fazendo quase 6.000 votos (faltaram 29 votos para os seis mil).

Este fato de ser o primeiro filho de um ex-vereador a chegar à Câmara é realmente interessante e achei válido compartilhar com os amigos.

PROJETO QUE PROÍBE O COMÉRCIO AOS DOMINGOS.

Ontem entrou em pauta, em sessão realizada à noite, projeto de lei do vereador Carlos Mariucci, regulamentando o funcionamento do comércio aos domingos.

Felizmente foi retirado de pauta por três sessões. O que equivale dizer que voltará à pauta, com emendas. Mas é preciso falar mais sobre este tema e pedir ajuda aos vereadores para não mexerem em time que está ganhando.

Em nenhum momento duvido da boa intenção do vereador neste projeto. No entanto, ele pode trazer milhões de prejuízos para empresas, desemprego para muitos trabalhadores e menos atendimento à população.

Vi um levantamento que fala em 100 milhões de prejuízo ao comércio varejista, desemprego grande e população sem opções de atendimento aos domingos.

Duas coisas muito, muito importantes: O mercado funciona melhor com liberdade. Maringá tem instituições com maturidade para decidir sobre o que é melhor para todos.
Em qualquer lugar do mundo, as economias bem-sucedidas têm as suas bases na liberdade de empreender e negociar entre as partes.

Às vezes a gente vai a uma loja no domingo e fica comovido de ver os funcionários trabalhando em dia que no passado era de folga.

Mas a verdadeira comoção é ver um pai de família desempregado, é ver um jovem procurando emprego, sem achar.

No momento atual todas as oportunidades de produção e de trabalho devem ser apoiadas e mantidas. Não podemos errar em algo tão básico e fundamental.

Segunda coisa, Maringá: Ontem Gilson Aguiar falou sobre o destaque da cidade e reconhecimento que tem recebido, em todo o país. Uma cidade planejada, com uma sociedade organizada forte, participativa, madura.

Regulamentar por lei uma atividade econômica é voltar no tempo mais do que um século, é condenar Maringá a um atraso que não faz parte das suas características, das qualidades que a tem transformado em uma cidade que é referência para o Brasil.

Maringá é a terceira maior cidade do Paraná, uma das mais importantes do Sul do País, reconhecida pelo pioneirismo e inovação. Proibir o comércio de funcionar aos domingos é um retrocesso.

MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

Começa amanhã, em Curitiba, o V Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa, uma realização da Conampe, com apoio institucional do Sebrae. O tema é “Pequenos Negócios: Integração Latino-Americana”. Serão realizados workshop, painéis de debates e palestras sobre diversos temas de interesse do segmento, no país e na América Latina.

No Brasil, as micro e pequenas empresas detém 70% dos empregos formais no setor privado, totalizando 52% da massa salarial. Sua participação no PIB é de 27%. Atualmente, a cada 10 empresas criadas no país, oito são de microempreendedores individuais.
O Simples brasileiro é um sistema de tributação simplificada e reduzida para pequenos negócios. É o maior programa mundial de geração de empregos e promove distribuição de renda. Um dos temas do Congresso será “Regime Simplificado de Exportação para Micro e Pequenas Empresas – Simples Internacional”, que será apresentado por Flávio Martins Pimentel, coordenador de Capacitação, Tecnologia e Inovação do Departamento de Apoio a Micro e Pequena Empresa – Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa – MDIC.
Abertura - A palestra de abertura será feita pelo Professor Doutor Jairo de Paula, com o título “Uma Marca Chamada VOCÊ”. Dia 12, quinta-feira, às 19 horas, no Centro de Eventos do Lizon Curitiba Hotel.

A Palestra Magna será proferida pelo secretário Especial da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (SEMPE), José Ricardo da Veiga, às 13h30 do dia 13 de abril, sexta-feira, no local do Congresso (Lizon Curitiba Hotel).

A palestra de encerramento será proferida por Allan Costa, que ao lado de Ricardo Amorim e Arthur Igreja, fundou o AAA Academy, plataforma de geração e disseminação de conhecimento sobre inovação disruptiva, transformação digital e mundo exponencial.

Informações no site www.conampe.org.br.

MUNICÍPIOS

MANDAGUARI. É a grande a expectativa para a segunda etapa do Campeonato Paranaense e abertura do Sul Brasileiro de Motocross, em Mandaguari.

FIM DE SEMANA. As provas serão disputadas no próximo final de semana, dias 14 e 15 de abril, em Mandaguari.

CURITIBA. Acontece em Curitiba, nos dias 12 e 13 de abril, o V Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa. Informações e inscrições no site www.conampe.org.br.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade