Sancionada lei que altera regras das escolas cívico-militares
Imagem ilustrativa/foto: Rodrigo Felix Leal/AEN

Paraná

Sancionada lei que altera regras das escolas cívico-militares

Educação por Redação CBN Maringá em 15/01/2021 - 21:13

Foi sancionada nesta sexta-feira (15), a lei 20.505/2021 que alterou as regras para instalação do programa de colégios cívico-militares.

Entre as medidas estão mudanças nos critérios de adesão de escolas e municípios e de ingressos de policiais da reserva nos cargos de diretor e monitor cívico-militares. O texto foi aprovado nesta semana pela Assembleia Legislativa do Paraná, em sessão extraordinária, convocada pelo governador Ratinho Junior.

Nessa primeira fase, o Paraná terá 199 colégios cívico-militares em 117 municípios. O investimento será de cerca de R$ 80 milhões.

Com os novos critérios, esses números podem aumentar gradativamente nos próximos anos.

Entre as alterações na lei, aprovadas pela Alep nesta semana, está a exclusão da exigência de que o município tenha mais de 10 mil habitantes como critério para fazer parte do programa.

Dessa forma, qualquer cidade que tenha, no mínimo, dois colégios estaduais que ofertem ensino fundamental e médio regular situados na zona urbana pode fazer parte da seleção.

Outra mudança é a inclusão de regras que devem ser seguidas pelas instituições de ensino a partir do momento em que forem selecionadas e validadas pela comunidade escolar por meio de consulta pública para implementar o programa.

Não será permitida a oferta de ensino integral, técnico e educação para jovens e adultos, aulas no período noturno e as instituições não podem ser em área rural, indígena, quilombola ou conveniada e nem ter dualidade administrativa.

As escolas também deverão atender uma ou mais das características já previstas na lei, como alto índice de vulnerabilidade social; baixos índices de fluxo escolar; ou baixos índices de rendimento escolar. Até então a escola deveria atender todos os critérios.

O texto também amplia para dezembro de 2020 a data de entrada na reserva dos militares voluntários que poderão atuar nos colégios cívico-militares, e não apenas setembro de 2017, que é a data de edição da lei que estabeleceu a diária especial.

Por Vanessa Fernandes/CBN Curitiba

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade