Sarandi enfrenta surto de covid-19 entre servidores da saúde; quase 50 infectados
Foto: Ilustrativa/Prefeitura de Sarandi

Covid-19

Sarandi enfrenta surto de covid-19 entre servidores da saúde; quase 50 infectados

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 27/01/2022 - 14:30

A Prefeitura de Sarandi, na região metropolitana de Maringá, está enfrentando um surto de covid-19 entre servidores da saúde. Segundo estimativa da Secretaria de Saúde, já são quase 50 servidores infectados e afastados nesta semana, 15 deles somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Nesta quarta-feira (27), a prefeitura suspendeu as consultas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por falta de profissionais. 

De acordo com informações do secretário de Saúde, Márcio Manoel de Souza, a situação é crítica e preocupante. A recomendação é que a população procure a UPA em caso de extrema necessidade. “É complicado e a todo momento os números de infectados vão se atualizando. Estamos em uma pandemia e isso pode acontecer. Estamos tentando contratar médicos com urgência”, disse. 

Ainda segundo o secretário, em todas as UBS de Sarandi têm servidores afastados por conta da covid-19, a maioria enfermeiros e médicos. Por isso, alguns serviços podem ser suspensos a qualquer momento nestas unidades e a recomendação é que os moradores procurem a UPA ou a Central de Especialidades de Sarandi somente em casos graves. 

Casos por unidade

A UBS Aurora, por exemplo, está com oito servidores afastados. Na UBS Monte Rei são sete profissionais infectados. A UBS Ouro Verde e a UBS das Flores estão com quatro servidores afastados cada uma. Na UBS Aliança e UBS Rio de Janeiro são três servidores infectados em cada. E na UBS Oriental 2 e UBS Independência são dois profissionais afastados em cada uma. Na UPA são 15 profissionais da saúde infectados.

A Prefeitura de Sarandi está tentando contratar médicos por meio de chamamento público para a atenção básica de saúde. O secretário de Saúde disse que algumas UBS podem ser fechadas nos próximos dias para o remanejamento de servidores para o atendimento nos locais com maior movimento. 

Acesse o GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade