Sesa confirma uma morte por H3N2 em Mandaguaçu
Imagem Ilustrativa | Foto: Geraldo Bubniak/Arquivo/AEN

Gripe

Sesa confirma uma morte por H3N2 em Mandaguaçu

Saúde por Luciana Peña em 06/01/2022 - 08:30

No boletim divulgado nessa quarta-feira (5) há outros dois casos de morte pela doença e 113 novos casos de contaminação pela cepa considerada um tipo do vírus Influenza A. A Secretaria de Saúde do Paraná distribuiu Tamiflu para reforçar os estoques das regionais.

Um homem de 64 anos com comorbidade e que não tomou a vacina contra a gripe em 2021, segundo a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), morreu em Mandaguaçu em decorrência do vírus H3N2. A informação está no boletim sobre a doença divulgado nessa quarta-feira (5) pela Sesa.

A enfermeira Eloísa Sella, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mandaguaçu, diz que a vacinação contra a gripe na cidade não atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, mas agora a procura pela vacina aumentou. [ouça o áudio acima]

O boletim epidemiológico da Sesa traz também mais duas mortes pelo vírus. Duas mulheres de 77 e 79 anos, com comorbidade e não vacinadas, que moravam em Paranaguá.

O documento traz ainda 113 novos casos de H3N2. Segundo o Estado, há transmissão comunitária do vírus, ou seja, já não é mais possível definir a origem da transmissão.

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse à Agência Estadual de Notícias que a rede pública ainda tem vacina contra a gripe. [ouça o áudio acima]

E a Sesa enviou para as regionais de saúde 380 mil unidades de Tamiflu. O medicamento é tratamento contra a Influenza, portanto também contra o H3N2.

O remédio evita o agravamento do quadro clínico e diminui o risco de morte quando administrado em até 48 horas após a infecção. O medicamento deve ser receitado por um médico que irá prescrever a dosagem adequada.

Agora, o Paraná soma 375 casos e quatro mortes pela doença. A primeira morte, de uma moradora de Maringá, foi confirmada pela Sesa no dia 20 de dezembro de 2021.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade