SOS Grande Hotel
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

SOS Grande Hotel

Por Diniz Neto em 16/01/2019 - 10:14
Player Ouça o boletim

DECRETO CANCELADO

O governo do Paraná cancelou dois decretos relacionados ao Maringá Bandeirantes Hotel.

Um deles, declarava a utilidade pública do prédio. Outro, destinava R$ 23,5 milhões para a desapropriação.

O prédio, de grande importância para a história de Maringá e do Paraná, ocupa espaço nobre no centro da cidade, em frente a Prefeitura e à Catedral. Foi projetado por José Augusto Belucci, o mesmo arquiteto que fez o projeto da Catedral.

O Maringá Bandeirantes Hotel, o Grande Hotel, foi tombado pelo Patrimônio Histórico do município em 1993 e em 2005 pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

Em novembro de 2017 o município publicou decreto declara o hotel de utilidade pública para fins de desapropriação, para ampliação do paço municipal.

 

URGÊNCIA

Pelo que percebo, a cada dia, o destino do Maringá Bandeirantes Hotel se encaminha para algo muito diferente do que a memória da cidade merece.

Destinar o prédio para “ampliação do paço municipal” me parece uma solução equivocada. Talvez, pelo menos, evitaria que ele comece a desabar.

Um prédio com aquela história e potencial precisa ser destinado à cultura e à preservação da memória de Maringá e da região. Uma história de pouco mais de 70 anos, com uma riqueza única, pouco valorizada e desconhecida de grande parte da população.

Algo precisa ser feito. O prédio vai se desmanchando, sem manutenção. Tem rachaduras visíveis e deve ter muitos outros problemas, que estão se agravando, silenciosa e severamente, a cada dia.

Muito evidente a necessidade de socorrer o Grande Hotel, antes que ele acabe, vítima do tempo e do descaso a que foi condenado.

 

VOLTA ÀS AULAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS SERÁ NO DIA 7 DE FEVEREIRO

Cerca de 40 mil crianças retornam às aulas nas escolas públicas municipais no dia 7 de fevereiro.

São 64 Centros de Educação Infantil (CMEIs) e 52 Escolas, que estão sendo preparados para o início das aulas.

 

ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS RETORNAM NO DIA 14 DE FEVEREIRO

O ano letivo de 2019 começa em 14 de fevereiro para um milhão de alunos matriculados na rede estadual de ensino do Paraná.

Os professores e profissionais da educação retornarão no dia 11 de fevereiro, com as atividades de Estudo e Planejamento, que nesse ano tiveram as datas alteradas e acorrem em três períodos: nos dias 11 a 13 de fevereiro; 25 e 26 de julho e 5 de outubro.

 

RATINHO ALMOÇA HOJE COM BOLSONARO

O governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, foi convidado para almoçar com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília, nesta quarta-feira (16).

O Paraná e o governo federal têm estreitado os laços nesse começo de ano para potencializar os investimentos em áreas fundamentais.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esteve no Paraná na semana passada para acompanhar as comemorações de 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste.

No dia 24, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participará das festividades da abertura da colheita da soja, em Apucarana.

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, virá ao Paraná no dia 25.

 

REDUÇÃO DE TARIFAS

Ainda hoje, às 17 horas, o governador Carlos Massa Ratinho Junior estará na sede do Detran-PR nesta quarta-feira (16/01), às 17 horas, onde anuncia a redução dos valores das vistorias e de registros de financiamento de veículos. As medidas têm impacto direto no bolso do cidadão.

Notícias da mesma editoria