Todas as macrorregiões manterão referência Covid-19 após a pandemia
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Saúde

Todas as macrorregiões manterão referência Covid-19 após a pandemia

Saúde por Luciana Peña em 15/10/2021 - 11:22

A estratégia da Secretaria de Saúde do Paraná é manter pelo menos um hospital de referência para tratamento da Covid-19 em cada um das macrorregiões do estado.

 

Na semana que vem, entre segunda e terça-feira, perto de 70 profissionais de saúde da macrorregião noroeste estarão reunidos em Maringá para debater o Plano Integrado Regional. 

Este planejamento define estratégias de atendimento para todas as cidades da macrorregião, que é composta pelas regionais de Maringá, Cianorte, Paranavaí, Campo Mourão e Umuarama.

 

Um dos objetivos, de acordo com o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim, é diagnosticar os vazios assistenciais, áreas com mais demanda do que oferta do serviço de saúde. É o caso da ortopedia, principalmente porque a região noroeste é a que mais tem casos de politraumas no estado. [ouça o áudio acima]

O Plano Integrado Regional também irá confirmar as referências para atendimento de Covid-19, que serão mantidas mesmo após a pandemia. O que significa que leitos de UTI abertos durante a pandemia em regiões que já não tinham mais esse serviço, serão mantidos. [ouça o áudio acima]