Usado para combater a dengue, malathion não é eficiente
Divulgação/PMM

Será alterado

Usado para combater a dengue, malathion não é eficiente

Saúde por Victor Simião em 12/02/2020 - 19:05

O pesticida foi repassado pela Secretaria Estadual de Saúde. E a própria Sesa diz que não resolve o problema. Em 2015, a Organização Mundial da Saúde classificou o produto como provável cancerígeno ao ser humano.

 

Atualização às 19h10: 

Por meio de nota, o Ministério da Saúde diz que utiliza produtos que seguem padrões da Organização Mundial de Saúde, e que segue as normas técnicas e operacionais mais exigentes. Além disso, o texto destaca que o malathion será substituído em breve, ainda neste semestre. Por fim, o Ministério da saúde diz que uso de adulticida é a última estratégia de combate. A medida mais eficaz é a eliminação do foco de multiplicação do mosquito.

Numa medida que busca reduzir os índices da dengue no Paraná, a Secretaria Estadual da Saúde distribuiu 19 mil litros de um pesticida chamado malathion. Foi recentemente. Desse total, três mil litros vieram para a 15ª Regional de Saúde, no norte do Paraná. E a quantia já foi distribuída para os municípios que solicitaram. 

 

Mas há um X nessa questão. o malathion é um veneno que já não funciona contra o Aedes aegypti. E quem diz isso é a própria Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. Em uma nota publicada no próprio site em 07 de dezembro de 2019, a Sesa escreveu que “É importante destacar também que a utilização de produtos químicos para a eliminação do vetor não mostrou resultado, especialmente o Malathion, que foi testado em todas as regiões do país, uma vez que o mosquito já está resistente ao insumo”. 

Ou seja: a aplicação do veneno é mais para mostrar que algo está sendo feito do que uma ação efetiva.

Questionada pela CBN, a Sesa informou que o malathion foi enviado apenas para os municípios que solicitaram às regionais de Saúde. E que os 19 mil litros eram de lotes antigos do Ministério da Saúde. 

Maringá já teve um caso confirmado de morte por dengue. O índice na cidade é considerado alto. 

O chefe da 15ª, Ederlei Alkamin, diz concordar que a efetividade do malathion não é como já foi no passado. Por outro lado, ele afirma ser necessário agir - e quem sabe conseguir um mínimo resultado no combate à dengue. Um novo pesticida chamado Cielo deve ser entregue pelo Governo Federal em breve. 

 

Municípios da região vão passar o malathion usando carros fumacê e bomba intercostal.

Quanto à efetividade do malathion, a CBN entrou em contato por telefone com o Ministério da Saúde, mas ninguém atendeu no final da tarde dessa quarta-feira (12). Um e-mail foi enviado, e até o fechamento da reportagem não havia resposta. 

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde declarou o malathion como um produto provavelmente cancerígeno ao ser humano. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade