VÍDEO: tornado deixa cinco mortos e arrasa município no Paraná; governo mobiliza forças
Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, destruída após tornado — Foto: Corpo de Bombeiros do Paraná

Rede CBN

VÍDEO: tornado deixa cinco mortos e arrasa município no Paraná; governo mobiliza forças

Rede CBN por Redação CBN Maringá em 08/11/2025 - 08:20

O governo federal anunciou, na madrugada deste sábado (08), o envio de ajuda humanitária e de equipes de apoio para a reconstrução das regiões atingidas por um ciclone no Centro-Sul do Paraná.

Uma tempestade deixou um rastro de destruição. Conforme a Secretaria de Segurança Pública do estado, cinco mortes foram registradas: quatro em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Pelo menos outras três pessoas estão desaparecidas.

Cerca de 90% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruída com a passagem de um tornado. Das 432 pessoas atendidas pelos bombeiros, nove tiveram ferimentos graves - algumas passam por cirurgias. Cerca de 4 mil pessoas estão desalojadas.

Casas foram destelhadas, imóveis danificados e postes de energia ficaram no chão. Um hospital de campanha foi montado no município para atender os moradores.

O coordenador da Defesa Civil paranaense, Fernando Schunig, afirmou haver suspeita de mais vítimas sob escombros:

"Tivemos um tornado classe 3, há muito tempo não visto no estado do Paraná. Os danos foram muito grandes, muitas estruturas colapsadas. A possibilidade de haverem mais vítimas é grande. Estamos com várias equipes do Corpo de Bombeiro trabalhando no local e fazendo essas buscas"

O secretário de Segurança Pública do Estado, Hudson Teixeira, detalhou quais as ações o governo adotou para socorrer a população:

"Deslocamos seis helicópteros para a região para fazer o transporte aeromédico e também o transporte de tropa para fazer resgate em área colapsada. Também temos aviões que ficarão à disposição já no início da manhã para, se necessário for, fazer o transporte de vítimas para outras regiões. O comando de missões especiais também está no local para garantir a segurança das áreas colapsadas e para possibilitar que os veículos de apoio, de socorro do bombeiro militar cheguem até o local, uma vez tivemos algumas rodovias interditadas. Além dos cães de faros e busca de pessoas que estão sendo deslocados para a região"

O meteorologista do Simepar Reinaldo Kneib afirmou que a chegada do temporal causou a formação do tornado:

"Nós classificamos ele como um F2, na escala Fujita, que está relacionada à intensidade dos ventos e dos danos associados ao fenômeno. Estamos falando de ventos entre 180 km/h até 250 km/h. Porém, existem fortes indícios que ele pode, em alguns pontos dessa cidade, ter ultrapassado os 250/h. Vamos continuar monitorando, analisando as imagens, em conjunto com a defesa civil e, se for o caso, nós podemos reclassificar a intensidade desse fenômeno, pois foi bastante severo, que gerou bastante destruição sobre o município de Rio Bonito do Iguaçu"

Bombeiros, autoridades e órgãos da região trabalham para prestar apoio nos atendimentos. O secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, cidade próxima a Rio Bonito do Iguaçu, Fabiano Popia, disse que um gabinete de crise deverá ser montado com os prefeitos das regiões mais atingidas.

O governador Ratinho Junior informou que as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as áreas atingidas pelas tempestades.

Veja entrevista do governador:

Veja vídeo da destruído provacada pelo tornado:

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade