Você sabe quantas calorias em média um atleta consome por dia?
Luciana Peña/CBN Maringá

JUBs

Você sabe quantas calorias em média um atleta consome por dia?

Esporte por Luciana Peña em 08/11/2018 - 11:50

A reportagem da CBN foi conferir a cozinha dos Jogos Universitários Brasileiros onde são servidas quase cinco mil refeições por dia. E os atletas enchem o prato.

Nesta cozinha tudo é em grande quantidade. 200 quilos de arroz por dia. 200quilos de macarrão. 120 quilos de feijão. 250 pés de alface. Afinal, todo dia são preparadas 4700 refeições. É o que alimenta os milhares de atletas, dirigentes e equipes de apoio da fase final do JUBs, os Jogos Universitários Brasileiros. A empresa que prepara a comida é de Minas Gerais e trouxe boa parte da equipe, mas também contratou 24 pessoas de Maringá. A tia Nena, como é conhecida pelo atletas está há 32 anos na empresa. São 32 anos trabalhando com atletas. E a tia Nena sabe bem como é o apetite de um atleta.

Quando chega a hora da refeição os atletas lotam o refeitório. Tem aqueles que precisam se alimentar bem para as provas que ainda virão. É o caso do Evandro Lorena.

Mas tem aqueles que estão voltando da competição e morrendo de fome. A Sabrina Jacob deixou todos as energias na piscina.

A alimentação é balanceada. O JUBs tem chefe de cozinha e nutricionista. A Ellen Moura coordena o trabalho. Arroz e feijão não podem faltar, mas o difícil é agradar a variedade de paladares.

E você sabe quantas calorias um atleta precisa consumir em média por dia? Não é pouca não.

Na cozinha do JUBs o lixo orgânico é separado do reciclável e os atletas são orientados sobre mastigação correta e o consumo de água.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade