15ª Regional de Saúde reduz em 42% o número de leitos de UTI exclusivos Covid
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Pandemia

15ª Regional de Saúde reduz em 42% o número de leitos de UTI exclusivos Covid

Saúde por Letícia Tristão em 02/12/2021 - 16:43

29 leitos serão desativados em dezembro. É o reflexo do avanço da vacinação, que reduziu os casos graves da doença. Novembro foi o mês com menor número de mortes por Covid este ano. 

A 15ª Regional de Saúde está dentro da macrorregião noroeste e atende 30 municípios da região. Maringá viveu um período difícil com relação à disponibilidade de leitos por causa do grande número de casos graves de coronavírus no início deste ano.

Mas, agora, a situação acalmou. E os leitos exclusivos para pacientes com Covid estão sendo desativados.

33 leitos de enfermaria e 29 leitos de UTI exclusivos Covid serão desativados este mês. Segundo o diretor da 15ª RS, Ederlei Alkamin, a ocupação estava ficando em 30%, mas para haver uma margem de segurança, a ocupação pode estar em 60%. [ouça o áudio acima]

Segundo ele, isso é possível por causa do avanço da vacinação contra o coronavírus, o que reduziu o número de casos graves da doença. Há a preocupação com as festas de fim de ano, que podem aumentar o número de casos. Caso seja necessário, a ativação novamente dos leitos deve ocorrer de forma rápida. [ouça o áudio acima]

Em novembro, Maringá registrou o menor número de mortes por Covid desde o início do ano. Foram 24 mortes em decorrência da doença.