20 de maio, Dia do Celíaco: doença causada pela intolerância ao glúten
Divulgação/Grupo de Celíacos de Maringá

Mobilização

20 de maio, Dia do Celíaco: doença causada pela intolerância ao glúten

Saúde por Carina Bernardino em 20/05/2019 - 16:42

Data é marcada por lei estadual, mas Grupo de Celíacos de Maringá também luta por legislação municipal. Em alusão ao dia, a Câmara será iluminada na cor verde. 

 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1% da população mundial tem a doença celíaca e no Brasil, são cerca de dois milhões de pessoas celíacas – intolerantes ao glúten, proteína encontrada no trigo e outros cereais. No Estado, a Associação dos Celíacos do Paraná conseguiu mobilizar a Assembleia Legislativa para a aprovação de um projeto de lei que marca 20 de maio como o Dia do Celíaco. O Grupo de Celíacos de Maringá também está mobilizado pela mesma legislação, como explica Luana Zulli. 
 
Em comemoração à data, às 19h desta segunda-feira (20) a Câmara Municipal será iluminada com a cor verde, porque maio é o mês de Conscientização da Doença Celíaca. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor será iluminado na mesma cor. 
 
As ações dos celíacos são pela melhoria na qualidade de vida de quem tem a doença.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade