A décima quarta legislatura

Podcast CBN

A décima quarta legislatura

Podcast por Reginaldo Dias em 05/11/2020 - 09:49

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 34º episódio:

Na comparação com a eleição ao Executivo, constata-se que as chapas de vereadores vinculadas à campanha do prefeito reeleito foram as mais exitosas. Em outras palavras, 7 vereadores vieram de coligações que apoiavam o prefeito Silvio Barros.

O índice de reeleição foi relativamente alto. Desta vez, 7 dos 15 vereadores que haviam iniciado a legislatura anterior foram reconduzidos: Bellino Bravin, Humberto Henrique, Mario Verri, Mario Hossokawa, John Alves Correa, Aparecido Reginis (o Zebrão) e Marly Martins. Além desses, houve o regresso, após o intervalo de uma legislatura, do ex-vereador Manoel Sobrinho.

A bancada feminina sofreu redução, ficando restrita ao mandato da vereadora Marly Martins.

Ao longo dos quatro anos, a Câmara foi presidida pelo vereador Mário Hossokawa.

O vereador Evandro Junior foi eleito com apenas 20 anos de idade, mas não ultrapassou, por causa de uma pequena diferença de alguns meses, o recorde de Bia Correa como o parlamentar mais jovem a ser eleito para a Câmara. Em contrapartida, foi eleito deputado estadual em 2010, aí sim o mais jovem da história política de Maringá.

O campeão de votos foi o vereador Wellington Andrade. Ele obteve 4.862 votos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade