A eleição de Carlos Roberto Pupin

Podcast

A eleição de Carlos Roberto Pupin

Podcast por Reginaldo Dias em 06/11/2020 - 09:22

O História das Eleições é apresentado pelo professor e historiador Reginaldo Dias.

Ouça o 35º episódio:

Olá, pessoal, hoje o túnel do tempo nos leva à eleição de 2012, concluída com a vitória do candidato Carlos Roberto Pupin.


Em 2012, o prefeito Silvio Barros concluía seu segundo mandato com elevada aprovação e disposto a arregaçar as mangas para eleger Carlos Roberto Pupin, seu vice-prefeito nos dois mandatos, como seu sucessor.


Os candidatos que se inscreveram para deter o projeto governista foram Enio Verri (PT), Wilson Quinteiro (PSB), Dr. Batista (PMN), Maria Iraclézia (DEM), Hércules Ananias (PSDC) e Debora Paiva (PSOL). A cidade viveria, contudo, uma disputa polarizada entre Pupin e Enio Verri.


Era a terceira eleição em que os dois grupos políticos disputavam as duas primeiras posições.
Contando com o lastro da eleição anterior, Enio Verri largou na frente, mas Pupin equilibrou o jogo no início do horário eleitoral gratuito.


Surgiu, porém, um tema que extrapolava o debate político. A coligação liderada por Enio Verri arguiu juridicamente que Carlos Roberto Pupin era inelegível. Argumentavam que, pelo fato de Pupin ter substituído o prefeito Silvio Barros nos dois mandatos, nos seis meses que antecediam a eleição, isso o tornava inelegível, pois a sua candidatura seria a postulação de um terceiro mandato como prefeito.


O juiz de primeira instância deu ganho de causa a Pupin, mas o recurso impetrado pelo candidato petista teve provimento na segunda instância, no T.R.E. O tribunal regional considerou a candidatura de Pupin inelegível. Ato contínuo, Pupin impetrou recurso no TSE, mas a pendência judicial fragilizou a sua campanha. De modo que, ainda em um quadro de relativo equilíbrio, Enio Verri entrou na última semana liderando as pesquisas e as projeções de segundo turno.


Na quinta-feira que antecedia a eleição, porém, o ministro Marco Aurélio Melo, relator da matéria no TSE, emitiu voto favorável a Pupin. Embora a matéria ainda devesse ser submetida ao colegiado da corte, essa decisão monocrática ensejou uma onda azul, levando Pupin a concluir o primeiro turno na liderança, com 42% dos votos, enquanto Enio Verri obteve 35%.


No segundo turno, embora houvesse a pendência judicial, não houve mudança de tendência. Sustentado no voto do ministro/relator e nos bons indicadores do governo municipal, Pupin canalizou o desejo de continuidade administrativa e marchou para a vitória, obtendo 53% dos votos válidos.


Diplomado e empossado, Pupin ainda aguardou até outubro de 2013 a conclusão do julgamento, quando o TSE deu provimento ao seu recurso e a demanda judicial foi encerrada.


Carlos Roberto Pupin se tornou o primeiro vice-prefeito a ser eleito ao cargo principal no final de seu mandato.


O grupo político liderado pelos irmãos Ricardo e Silvio Barros e pelo prefeito Pupin estabeleceu um ciclo de 12 anos no comando da administração, uma marca inédita em nossa história.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade