Acadêmicos manifestam contra corte de verba federal para pesquisas
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Educação

Acadêmicos manifestam contra corte de verba federal para pesquisas

Educação por Letícia Tristão em 26/10/2021 - 16:40

Somente na UEM, mais de 600 bolsistas seriam afetados. Caso se concretize o corte no repasse de verba, o impacto vai além do meio estudantil, chegando à economia. 

O Governo Federal anunciou corte de 87% nos recursos para áreas de Ciências e Tecnologia. O investimento caiu de R$ 690 milhões, para R$ 89 milhões a pedido do Ministério da Economia.

Contra essa mudança no orçamento, acadêmicos e professores da UEM fizeram uma manifestação nesta terça-feira (26), em frente à reitoria da universidade.

Mudança que não afeta somente o ensino, mas a pós-graduação, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá, José Maria Marques.

A Paloma Dias é acadêmica do terceiro ano do curso de Letras da UEM, ela é bolsista do Pibid de inglês pela UEM, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Segundo ela, colegas terão que trancar o curso caso esse corte seja aprovado.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEM, Luiz Fernando Cótica, essa redução no investimento pode ter impacto inclusive na economia da cidade, já que os alunos que dependem das bolsas gastam esse recurso em Maringá.

Segundo a UEM, a universidade tem 650 bolsas pelo CNPq. Todas as 489 bolsas de renovação anual podem ser perdidas no ano que vem, e as demais 161 também poderão ser prejudicadas.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade