Alunos se mobilizam e passam a noite na reitoria da UEM
Foto: DCE UEM

Ocupação

Alunos se mobilizam e passam a noite na reitoria da UEM

Educação por Letícia Tristão em 09/12/2022 - 09:37

Duas reivindicações dos alunos foram atendidas. A UEM diz que acompanha a mobilização dos alunos. 

Acadêmicos da UEM se juntaram à mobilização nacional e pernoitaram na reitoria da instituição de quinta para esta sexta-feira (9). É uma ocupação pacífica.

O objetivo era obter respostas às reivindicações que incluíam o pagamento das bolsas do Capes, contratação de professores e a não terceirização dos hospitais universitários.

Duas das pautas apresentadas pelos alunos foram atendidas ainda nessa quinta-feira (8).

Sobre o pagamento das bolsas, o MEC anunciou o desbloqueio para o pagamento dos bolsistas na próxima semana. Na UEM, são cerca de 1 mil. Sobre a contratação de professores, os alunos afirmaram que conseguiram uma resposta.

Mais de vinte alunos continuam mobilizados na reitoria da instituição nesta sexta-feira (9) e à tarde deverão definir sobre a continuidade da ocupação, explica um dos coordenadores do DCE, Gabriel Ramos. [ouça o áudio acima]

A UEM se manifestou em nota sobre o assunto. Disse que está acompanhando a mobilização. Sobre a pauta apresentada pelos alunos contra a terceirização dos hospitais universitários, a UEM diz estar tentando com o Sinteemar um ônibus para que os alunos acompanhem a votação do projeto de lei.

Leia na íntegra:

A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá acompanha de perto a mobilização dos estudantes e vem atuando para atender a pauta de reivindicações apresentada pelo movimento de ocupação iniciado ontem.

Das pautas apresentadas, duas já foram atendidas: o Conselho de Administração votou a proposta, bem recebida pelos estudantes, que torna mais igualitária a divisão das vagas para a contratação de professores, especialmente para os cursos mais precarizados. Uma outra reivindicação, que pedia o pagamento das bolsas da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), também foi atendida, pois ontem o órgão do Ministério da Educação anunciou o desbloqueio para o pagamento de 200 mil bolsistas, entre eles cerca de 1 mil da UEM.


Por outro lado, no que diz respeito à pauta contra a terceirização dos hospitais universitários do Paraná, a Reitoria está em tratativa com o Sinteemar para que o sindicato disponibilize um ônibus, na segunda-feira (12), que levaria os estudantes a Curitiba a fim de eles possam acompanhar a votação do Projeto de Lei 522/2022.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade