Álvaro Dias recebe apoio suprapartidário nesta quinta-feira (7), em Curitiba
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Álvaro Dias recebe apoio suprapartidário nesta quinta-feira (7), em Curitiba

O Assunto é Política por Diniz Neto em 07/06/2018 - 10:03

TEMPO Faltam 122 dias para as eleições de 7 de outubro, primeiro turno.

 

 

REUNIÃO SUPRAPARRDIÁRIA

O senador Alvaro Dias, filiado ao Podemos, recebe hoje, às 10 horas, representantes de diversos partidos. Será às 10 horas, no Restaurante Madalosso.

Vamos acompanhar e falar mais sobre isto, amanhã.

 

ESCRITÓRIO POLÍTICO

O vereador Odair Fogueteiro (PHS), pré-candidato a deputado estadual inaugura, neste sábado, dia 9, às 10 horas, o seu escritório político.

O escritório político estará atendendo à avenida Shophia Rasgulaeff, 36, no Jardim Alvorada.

 

CAUSA ANIMAL

Muito se cobra dos políticos clareza em relação às causas que defendem.

A defesa dos animais, por exemplo, tem ajudado bastante na exposição do trabalho do vereador Flávio Mantovani, pré-candidato a deputado estadual pelo PPS.

 

ENTREVISTA

Destaque na coluna ‘Ideias&Fatos’ de hoje, quinta-feira, a entrevista de Miguel Fernando a Gilson Aguiar, na CBN Maringá. Ela foi bem ampla e detalhada, com o novo secretário de Cultura mostrando conhecimento e ideias para o setor.

A Feira Literária de Maringá terá inovações este ano. Uma delas diz respeito à sua divulgação. Ações simples, que devem trazer bons resultados ao evento.

 

EDIFICAÇÕES

O Governo do Paraná tem aprovado projetos e obras para secretarias e órgãos estaduais através da Paraná Edificações.

Em dois meses, impressiona o resultado da autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, que tem como diretor-geral o engenheiro Fernando Camargo.

 

PRESTAÇÃO DE CONTAS NA SAÚDE

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, apresentou ontem, quarta-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná, o relatório quadrimestral de ações e relatou a aplicação de R$ 1,2 bilhão em ações e serviços de saúde entre janeiro e abril de 2018. O balanço permite que deputados e a população acompanhem o andamento das políticas públicas e investimentos da área da saúde no Estado.

 

PROJETO VALORIZA PROCON E AJUDA CONSUMIDOR

A governadora Cida Borghetti sancionou a lei que obriga sítios eletrônicos e demais meios utilizados para oferta e vendas a colocarem no site um link para www.procon.pr.gov.br.

O projeto é de autoria do deputado Evandro Araújo (PSC). A lei 19.514/2018 foi sancionada no último dia 28 de maio.

 

“Se o consumidor pode comprar com apenas um clique, também deve ter, ao tempo de um clique, o acesso ao órgão de defesa do consumidor”, afirma Evandro Araújo.

 

 

MUNICÍPIOS

 

MARIALVA E A SUA FOLHA DE PAGAMENTO

O secretário de Finanças, Bruno Costa de Oliveira, estará na Câmara de Marialva na quinta-feira, dia 14, às 9 horas.

O secretário e vereadores vão debater os gastos da Prefeitura com pessoal. Nos primeiros quatro meses a folha chegou a 54,2% das receitas líquidas correntes.

 

MANDAGUARI E O MEIO AMBIENTE

Na Fafiman, está acontecendo o debate com representantes de diversos setores de Mandaguari sobre as áreas e mananciais do município.

O evento está sendo realizado pelo Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, por meio do INCT/Observatório das Metrópoles, com o apoio da Prefeitura do Município de Mandaguari.

 

 

Na segunda edição falaremos sobre Planejamento: IPPLAM, concurso para projetos no eixo monumental e protagonismo do Codem.

Adiantando aqui, com mais detalhes.

 

IPPLAM, PLANEJAMENTO, CONCURSO E UM POUCO DE HISTÓRIA

Foi sancionada ontem a lei criando o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM). O arquiteto Celso Saito tomou posse como diretor-presidente.

Na solenidade de criação oficial do IPPLAM, ontem à tarde, foi assinado convênio com Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a organização do Concurso Nacional de Projeto Urbanístico para o Eixo Monumental de Maringá.

A ideia é reurbanizar o espaço entre a Catedral até a Vila Olímpica e UEM.

As possibilidades são muitas e também dependerão da criatividade e competência dos arquitetos que apresentarem projetos ao concurso.

Se espera que o concurso apresente ideias e soluções urbanísticas que transformem o eixo em um marco arquitetônico da cidade.

Uma oportunidade que Maringá já perdeu uma vez.

Só para relembrar: os primeiros debates para retirada da linha férrea do centro começaram com o prefeito Silvio Barros, na gestão 1973-1976. Aí se vão 45 anos.

10 anos depois, Said Ferreira buscou uma solução junto a Oscar Niemeyer. Em 1986 ele foi contratado, pela Urbamar, então presidida pelo jovem engenheiro Ricardo Barros, e criou o Projeto Ágora, que estabelecia a ocupação de toda a área do Novo Centro, com propostas de áreas para trabalho, lazer, moradia, circulação e atividades cívicas.

Por várias razões o projeto não se viabilizou e Maringá perdeu uma grande oportunidade de trocar a especulação imobiliária por um marco arquitetônico, de relevância internacional.

A segunda oportunidade é o projeto para o eixo monumental. Uma iniciativa única e de grande importância para o que Maringá será nos próximos 50 anos.

 

A FAMA DE CIDADE PLANEJADA QUE PLANEJA

Sempre se falou muito do projeto do urbanista Jorge de Macedo Vieira, feito lá pelos anos de 1944 e 1945, sob encomenda da Companhia de Terras Norte do Paraná.

Maringá nasceu primeiro na prancheta de um urbanista, especializado e dedicado a criar espaços urbanos no conceito de “cidade jardim”.

Já que hoje estamos fazendo uma coluna de relembranças, o conceito nasceu

Ebenezer Howard, um pré-urbanista inglês, escreveu um livro publicado originalmente em 1898, onde propôs uma alternativa aos problemas urbanos e rurais que então se apresentavam. O livro “To-morrow” (chamado “Garden-cities of To-morrow” – Cidades Jardim do Amanhã, na segunda edição, em 1902), apresentou um diagnóstico sobre a superpopulação das cidades e suas consequências.

Jorge de Macedo Vieira foi um dedicado discípulo de Howard e Maringá tece uma concepção urbanística fundamentada em tudo isto.

Mas... voltando ao planeta Terra...

Maringá, nos últimos anos, ganhou fama e se tornou referência por ser uma cidade que respeita e se desenvolve de forma planejada.

De acordo com estudo da Urban Systems, feito para o evento “Connected Smart Cities”, em 2015. Maringá foi considerada a cidade com melhor planejamento urbano, com 7,9 no índice que varia de zero a 8. Foram analisadas 700 cidades, comparando 70 indicadores em 11 áreas de gestão pública.

O Conselho de Desenvolvimento de Maringá, o Codem, teve um papel importante de ligação da sociedade organizada e dos setores produtivos com a administração pública da cidade, ampliando o processo de planejamento e se tornando o centro, o lugar de debates.

O atual presidente do Codem, José Roberto Mattos, com apoio do prefeito Ulisses Maia, está reunindo os secretários municipais e os empresários, em reuniões que tem como ênfase dados e informações sobre planejamento.

O secretário de Obras Públicas de Maringá, Marcos Zucoloto Ferraz, fez uma apresentação ao conselho, esta semana. Mais três secretários municipais estiveram presentes.

Zucoloto apresentou projetos e obras em andamento.
Na reunião surgiram questionamentos e sugestões de grande importância, mostrando a importância de que estas reuniões se tornem regulares, auxiliando Maringá a manter e talvez até a ampliar a sua justificada fama e referência de cidade que planeja o seu futuro.

Em algumas obras importantes apresentadas foi possível perceber a necessidade de previsões do que ocorrerá. Ações preventivas são necessárias para evitar transtornos e prejuízos.

Para citar um exemplo: As obras previstas no aeroporto, por exemplo, com recursos de R$ 120 milhões. Há uma segunda pista a ser construída e a revitalização da atual. O cronograma destas obras é muito importante para o município e a região.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade