Anda divulga comunicado sobre nitrato de amônio

Líbano

Anda divulga comunicado sobre nitrato de amônio

País por Luciana Peña em 06/08/2020 - 08:18

A Anda, Associação Nacional para Difusão do Adubo, divulgou uma nota oficial sobre a grande explosão em Beirute, capital do Líbano, na terça-feira (4).

O comunicado começa manifestando solidariedade às vítimas da tragédia.

A associação foi questionada sobre a segurança do composto químico nitrato de amônio, que pode ter sido a causa da explosão.

O texto explica que o nitrato de amônio é um composto fundamental, utilizado como fertilizante, matéria-prima para a fabricação de gases anestésicos, tratamento de esgotos e produção de explosivos civis.

É utilizado em larga escala no país nos solos agrícolas para a melhoria da produtividade.

O nitrato de amônio requer cuidados especiais na armazenagem, transporte, manuseio e aplicação.

Mas em condições normais são substâncias estáveis que por si só não apresentam risco e não são inflamáveis.

No entanto, exposto a condições inadequadas de calor, contaminação ou confinamento, o nitrato de amônio pode se decompor e aí há risco de fogo e explosão.

Para evitar estes riscos é preciso seguir as regulamentações e recomendações conhecidas do setor.

No Brasil, a regulamentação é de responsabilidade da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, ligada ao Exército Brasileiro.

A mais recente portaria sobre o assunto, de novembro de 2019, estabelece uma série de requisitos a serem cumpridos, que vão do local de armazenamento, manuseio na indústria, transporte, estoque em entrepostos e aplicação no solo.

A Anda entende que as operações com Nitrato de Amônio são seguras.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade