Botões do Pânico serão entregues em dezembro
Divulgação/PMM

Agendado

Botões do Pânico serão entregues em dezembro

Segurança por Victor Simião em 26/11/2019 - 18:39

A Secretaria da Mulher pretende repassar os 50 itens em uma cerimônia no dia 10 do mês que vem. Caberá a Justiça decidir quem irá utilizar a ferramenta, pois 600 mulheres estão sob medidas protetivas.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Mulher, prepara uma cerimônia para a entrega dos botões do pânico. A data estipulada no momento é 10 de dezembro, dia em que os 50 itens chegam ao município. A compra já foi feita. Aí, às 15h, deve haver uma ação para divulgar o recebimento. É, também, o último dia do ciclo “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contras As Mulheres”. A responsável pelos botões é a empresa Celestino Poitevin Neto, de Curitiba, que também fornecerá o software para gerenciar o sistema, entre outros itens. O valor total é de R$ 102.399. O contrato é de um ano.

Atualmente, 600 mulheres estão sob medida protetiva - ou seja, com alguma decisão que busca defendê-las e impedir que o homem penalizado se aproxime. Caberá a Justiça decidir quais delas devem receber o botão do pânico, explica a diretora da Semulher, Ana Nerry.

A licitação foi objeto de disputa judicial entre uma empresa e prefeitura. Após uma série de rodadas na Justiça, Maringá pôde declarar a Celestino Poitevin Neto como vencedora.

Em relação à violência contra a mulher, o município tem a Patrulha Maria da Penha, na Guarda Municipal. É um grupo voltado ao atendimento de mulheres em situação de risco. Até agosto deste ano a patrulha havia feito 698 atendimentos. Em 2018 inteiro, foram 862.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade