Câmara de Ivaiporã cassa vereadora por comemorar aniversário durante a pandemia
Foto: Reprodução/Câmara de Ivaiporã/Facebook

Política

Câmara de Ivaiporã cassa vereadora por comemorar aniversário durante a pandemia

Política por Letícia Tristão em 26/01/2022 - 14:43

Ela era a presidente do Legislativo. Segundo a denúncia, ela descumpriu decretos municipais ao realizar a festa em razão da pandemia. 

A Câmara Municipal de Ivaiporã cassou o mandato da vereadora e presidente da casa Gertrudes Bernardy, do MDB. Ela foi alvo de uma Comissão Processante que apurou a comemoração do aniversário dela ao lado de servidores, dentro da Câmara, em junho do ano passado. A denúncia é de que ela havia descumprido decreto municipal ao realizar a festa, em razão da pandemia.

A vereadora usou a tribuna para falar. [ouça o áudio acima]

O advogado dela Leandro Coelho argumentou durante a defesa que a comemoração envolveu outros servidores. [ouça o áudio acima]

Após mais de seis horas de sessão, os vereadores votaram e por seis votos a três, o mandato da presidente da Câmara de Ivaiporã foi cassado. A sessão, que terminou na madrugada desta quarta-feira (26), foi conduzida pelo vereador Nando Dorta, do PTB, vice-presidente do Legislativo. [ouça o áudio acima]

Segundo a Câmara, a Justiça Eleitoral será comunicada sobre a cassação. O vereador Nando Dorta deve assumir a presidência da Câmara de Ivaíporã e o lugar da vereadora Gertrudes deve ser assumido pela suplente. Gertrudes Bernardy foi a vereadora eleita com mais votos nas eleições municipais de 2020.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550