Câmara de Mandaguari passa a ter intérprete de libras durante sessões plenárias
Foto: Suellen Rodrigues/Câmara de Mandaguari

Inclusão

Câmara de Mandaguari passa a ter intérprete de libras durante sessões plenárias

Política por Victor Ramalho em 02/04/2022 - 08:25

Um projeto de lei sancionado pelo Executivo no ano passado passou a ser colocado em prática no último dia 28 de março. Duas intérpretes auxiliam nas sessões tanto para o público presencial, quanto para quem acompanha a transmissão pelo YouTube.

Quem acompanhou a sessão ordinária da Câmara de Mandaguari no último dia 28 de março se deparou com uma grande novidade. Agora, as sessões plenárias têm auxílio de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A medida faz parte do um projeto do Projeto de Lei Nº 3.543/2021, aprovado pelo Legislativo e sancionado pela Prefeitura de Mandaguari no ano passado.

Duas intérpretes contratadas através da Associação de Surdos de Maringá (Asumar) fazem a prestação do serviço. Elas auxiliam nas sessões tanto para o público presencial, quanto para quem escolhe acompanhar a transmissão pelo YouTube da Câmara Municipal.

Conforme o presidente da Câmara de Mandaguari, Alécio do Cartório (PSD), autor do projeto, o objetivo da medida é ajudar a promover a inclusão dos surdos nas atividades políticas. [ouça no áudio acima]

A Fabiana Barros é uma das intérpretes que realizam o trabalho. Segundo ela, ajudar a promover a inclusão deste público faz com que eles se sintam motivados em participar das decisões do legislativo. [ouça no áudio acima]

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550