Câmara de Umuarama vota nesta sexta-feira (21) pedido de cassação do prefeito
Foto: Arquivo/Câmara de Umuarama

Corrupção

Câmara de Umuarama vota nesta sexta-feira (21) pedido de cassação do prefeito

Política por Letícia Tristão em 21/01/2022 - 14:39

Celso Pozzobom está afastado do cargo desde setembro a pedido do MP. O pedido foi protocolado em outubro e a Câmara instaurou uma comissão para analisar o caso. 

Os vereadores da Câmara Municipal de Umuarama votam nesta sexta-feira (21), em sessão especial, o pedido de cassação do prefeito da cidade, Celso Pozzobom. Ele está afastado do cargo desde setembro do ano passado, após pedido do Ministério Público.

O pedido de cassação foi protocolado em outubro do ano passado pelo ex-prefeito da cidade, Jorge Vieira, como cidadão.

A Câmara criou uma Comissão Processante para analisar o caso e após três meses de trabalho, a votação, que será aberta e nominal, será realizada nesta sexta, como explica a relatora da comissão, vereadora Prof. Ana Novais. [ouça o áudio acima]

Caso seja aprovada a cassação, o Legislativo aciona o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que inicia os trâmites legais. Com isso, o vice-prefeito, Hermes Pimentel, que já está como prefeito interino, assumiria oficialmente o cargo. [ouça o áudio acima]

A votação está marcada para começar às 18h, na Câmara de Umuarama.

Pozzobom é investigado pelo Ministério Público dentro da Operação Metástase, deflagrada em maio de 2021. A operação investiga crimes envolvendo desvios de recursos da saúde, peculato, fraudes em licitações, corrupção e superfaturamento. O valor dos desvios gira em torno de R$ 19 milhões, segundo o MP. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Pozzobom.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550