Câmara dos Deputados faz homenagem à UEM
Foto: Elci Nakamura/CBN Maringá

O Assunto é Política

Câmara dos Deputados faz homenagem à UEM

O Assunto é Política por Diniz Neto em 12/12/2019 - 10:16

 

Na coluna de hoje:

- DEPUTADOS FORMADOS NA UEM FAZEM HOMENAGEM PELOS 50 ANOS

- JOVEM RELEVANTE

- TOMÓGRAFO

- AMUSEP REÚNE PREFEITOS DA REGIÃO EM ATALAIA

- SUCESSOR

- AVANTE REALIZA ENCONTRO REGIONAL EM CURITIBA

- REUNIÃO COM PRÉ-CANDIDATOS

- BLOCO PARTIDÁRIO

- DEMOCRATAS

- REPORTAGEM REVELA DETALHES DE CORTES NA SAÚDE

- REDE ANUNCIA CANDIDATO A PREFEITO

12 de dezembro, quinta-feira. Faltam 19 dias para o fim do ano.



DEPUTADOS FORMADOS NA UEM FAZEM HOMENAGEM PELOS 50 ANOS

A Câmara Federal realizou nesta quarta-feira (11) uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  A sessão foi proposta e presidida pelo deputado federal Ricardo Barros que é formado pela instituição em engenharia civil.

Além da homenagem, o deputado elogiou a iniciativa da atual reitoria de instituir um conselho de integração com a comunidade para ampliar o debate sobre a atuação e o papel da Universidade.

A homenagem, no plenário Ulisses Guimarães, contou com a presença dos deputados federais formados na UEM: Ênio Verri (economia), Luiz Nishimori (ciências contábeis) e José Carlos Schiavinato (engenharia civil).

O reitor Julio Damasceno agradeceu a iniciativa e classificou a sessão como “momento marcante para a Universidade”. Damasceno estava acompanhado do vice-reitor Ricardo Dias Silva e da superintendente do Hospital Universitário da UEM Elisabete Mitiko Kobayshi



JOVEM RELEVANTE

O reitor lembrou que a UEM, embora jovem, tem uma grande relevância regional e estadual. Ele ressaltou esta nova política agressiva de aproximação com a comunidade, o que vai ajudar a produzir conhecimento e formar pessoas a partir do problema real de cada localidade.

O reitor elogiou o trabalho dos deputados federais da região na busca por mais recursos e investimentos para a instituição.  Registrou que os parlamentares têm feito a diferença para a nossa região, destinando recursos para obras e a aquisição de equipamentos relevantes para formar pessoas e promover desenvolvimento.



TOMÓGRAFO

A superintendente do HU, Elisabete Mitiko Kobayshi, também agradeceu o auxílio dos deputados para destinar investimentos e emendas parlamentares ao Hospital.  

Ela adiantou que na semana que vem o HU colocará em funcionamento um tomógrafo novo viabilizado pelo trabalho do deputado Ricardo Barros. Também destacou as melhorias em andamento no Hemocentro e a licitação do centro de reabilitação

A UEM oferece mais de 60 cursos de Graduação, 85 cursos de Especialização, 30 cursos de Mestrado, 17 cursos de Doutorado e dois cursos de Pós-Doutorado. O campus sede, em Maringá, e tem uma população universitária de aproximadamente 20 mil pessoas, entre alunos, professores e servidores.



AMUSEP REÚNE PREFEITOS DA REGIÃO EM ATALAIA

A partir das 16 horas, os prefeito da região estarão reunidos em Atalaia para uma reunião da Associação dos Municípios Amusep. Na pauta está a votação da nova diretoria. A escolha acontecerá por consenso e o prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, o Batistão, deverá ser  eleito para presidir a Amusep em 2020.

O secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, João Carlos Ortega, deverá representar o governo.



O SUCESSOR DE JOTAPÊ

Também estará hoje em Maringá, de onde seguirá para Atalaia, no encontro de prefeitos é José Aparecido Alves, o Jotapê, diretor de Comunicação do governo do Paraná, na equipe do secretário Hudson José.

Jotapê, que foi vereador de Curitiba e é aliado de Ratinho Junior desde os seus primeiros passos na política, prepara o filho, Jota Junior, para ser o seu sucessor na Câmara Municipal da Capital. Ele será candidato a vereador pelo PV.



AVANTE REALIZA ENCONTRO REGIONAL EM CURITIBA

O presidente nacional do Avante, deputado federal Luiz Tibé, de Minas Gerais, será recebido hoje pela presidente estadual do partido, psicóloga Marisa Lobo, para um encontro regional.

O evento será iniciado às 19 horas no Bristol Hotel de Curitiba, no bairro Uberaba.

O pré-candidato a prefeito de Maringá pelo Avante, advogado Rogério Calazans, participará do evento. Ele chega em Curitiba de viagem de trabalho à Africa ainda a tempo de participar do encontro.

No encontro será ministrado um curso de capacitação para pré-candidatos, abordando planejamento de campanha e estratégias de marketing eleitoral.

Em Curitiba, Marisa Lobo deverá ser candidata a prefeita. O partido não filiará nenhum dos atuais vereadores  e o objetivo é conquistar pelo menos duas cadeiras na Câmara Municipal de Curitiba, no ano que vem.



REUNIÃO COM PRÉ-CANDIDATOS

O PSL realizou uma reunião com pré-candidatos a vereador. Eles foram convidados a se filiar, para integrarem a chapa do partido. Neste momento muitos pré-candidatos estão participando de reuniões com diversos partidos, conhecendo a sua estrutura e possível chapa de candidatos a vereador. As filiações podem ser feitas até os primeiros dias de abril. Muita gente vai deixar para decidir sobre as suas filiações nos últimos dias, ou seja, final de março, primeiros dias de abril.



BLOCO PARTIDÁRIO

O deputado estadual Homero Marchese, do PROS, tem sido muito procurado por pré-candidatos a vereador e por partidos políticos. Alguns já definiram apoiar a sua candidatura a prefeito.

A chapa de candidatos a vereador dos partidos deste bloco tem nomes fortes.

 

DEMOCRATAS

O partido em Maringá está sob a coordenação de José Luiz Bovo. Esta semana ele voltou a publicar nas suas redes sociais. Ontem postou o artigo “PERÓLAS NO ORÇAMENTO DE 2020 DA PREFEITURA DE MARINGÁ”. Ele escreve: “Uma análise simples sobre o orçamento da prefeitura de Maringá para 2020 comprova, mais uma vez, tudo aquilo que tenho procurado demonstrar aos maringaenses de como andam as finanças do município. O orçamento é, com certeza, deficitário”. O artigo está publicado na sua página no Facebook: https://bit.ly/35cmRPe .



REPORTAGEM REVELA DETALHES DE CORTES NA SAÚDE

O repórter da CBN Maringá, Victor Simião, fez reportagem ontem sobre cortes nas contratações e pagamentos da saúde. Tudo está detalhado em alguns documentos e em uma ata.

Há alguns cortes bastante preocupantes, que já vem ocorrendo há algum tempo. O ofício dos contadores comunicando sobre a redução da arrecadação tem a data de 29 de agosto. A ata da reunião de cortes tem a data de 11 de setembro.

A situação remete ao orçamento deste ano. Desde o final de 2018, antes da sua aprovação na Câmara, era possível prever dificuldades para a execução orçamentária. Comentários foram feitos, inclusive aqui na coluna, sobre isto. Da mesma forma, o orçamento para 2020, recentemente aprovado, dificilmente arrecadará o total previsto e é quase impossível manter as despesas apenas no total em que foram fixadas. Menos receitas, mais despesas, iminência de déficit ou de cortes dramáticos, como estes realizados em caráter de urgência na saúde, agora no final de 2019.

Situações semelhantes a esta ocorrida agora, em 2019, são bastante prováveis em 2020.

 

REDE ANUNCIA CANDIDATO A PREFEITO

A Rede Sustentabilidade anunciou o professor Orlando Barbeiro Junior como seu pré-candidato a prefeito. Orlando é formado em Geografia pela UEM e é professor nas redes pública e privada.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade