Chefe do Núcleo de Educação não mudará
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Chefe do Núcleo de Educação não mudará

O Assunto é Política por Diniz Neto em 13/05/2019 - 09:54

13 de maio, segunda-feira, feriado em Maringá, com desfile de comemoração dos 72 anos. Segundo o anúncio oficial, Maringá realiza hoje o maior desfile da história da cidade, com 70 entidades participantes e 4 mil pessoas no desfile, com carros alegóricos, alas artísticas e música-tema exclusiva.

O tema do desfile é "Mulheres do Ingá: A força e a representatividade das mulheres maringaenses". Boa lembrança.

Há 131 anos foi assinada a Lei Áurea, pela princesa Isabel, abolindo a escravatura. Esta lei abriu as portas para o fim da monarquia e a proclamação da República, no ano seguinte, 1889.

Parece que 1888 é tão distante, mas são apenas 131 anos e ainda temos que evoluir bastante nas nossas relações de igualdade, inclusão, fraternidade e solidariedade.  

 CHEFIA DO NÚCLEO DE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE MARINGÁ NÃO MUDARÁ

O professor Luciano Pereira dos Santos, que foi diretor do Colégio Estadual Helena Kolody e indicado para a chefia provisória do Núcleo Regional de Educação, no começo do governo Ratinho Junior, deverá continuar no cargo.

Falamos aqui da escolha técnica que foi feita para a chefia dos núcleos regionais de Educação, por iniciativa do secretário de Educação do Paraná, Renato Feder.

Nos demais núcleos o processo seletivo foi realizado. Em Maringá ele foi suspenso antes de terminar. Houve uma grande pressão externa junto ao governador para a permanência do professor Luciano Pereira dos Santos.

Nos desdobramentos do caso, nos bastidores, com alguns detalhes desconhecidos, os deputados estaduais por Maringá se uniram e passaram a apoiar o professor Luciano.

Setores da sociedade organizada também se manifestaram favoráveis à manutenção do chefe do Núcleo Regional de Educação.

Quando esteve em Maringá, reunido com o Codem e lideranças da cidade, Renato Feder elogiou o professor Luciano.

Luciano foi diretor do Colégio Estadual Helena Kolody, em Sarandi. Conseguiu excelentes resultados na escola na integração com a comunidade. A escola foi escolhida pela Secretaria de Educação do Paraná como a melhor da região de Maringá. Mas esses não foram resultados fáceis. Ele é conhecido por ser um gestor austero e disciplinador, o que não agrada a alguns. Estas características lhe valeram alguns processos, que ele contesta na Justiça.

Se não é unanimidade entre os professores e servidores, Luciano é muito popular entre pais, alunos e comunidade do colégio onde trabalhou em Sarandi. Afirmam que ele quer resultados e cobra dos seus comandados ação e trabalho.

A notícia que vem de Curitiba é que o professor Luciano Pereira dos Santos vai continuar chefiando o Núcleo Regional de Educação. Para alegria de alguns e descontentamento de outros.

Uma coisa é certa. Se confirmada essa informação, e ela vem de fonte muito confiável, em Maringá a indicação do chefe do Núcleo permanecerá política, quebrando o critério da escolha com processo seletivo.

Também mostra união entre os deputados, o que é ótimo, e apoio da sociedade organizada valorizado, o que também é bom. A torcida é para que ele realize no núcleo regional um trabalho com os mesmos resultados positivos que alcançou no Colégio, em Sarandi.

 BILHETE AZUL

Um fato incomum. A executiva municipal do Progressistas, antigo PP, esteve reunida na manhã da sexta-feira. Após a reunião, distribuiu uma nota em que comunica a decisão de não dar lugar ao vereador Belino Bravin na chapa de candidatos à Câmara Municipal na eleição municipal do ano que vem.

A notícia é surpreendente, considerando que Bravin é o vereador com mais mandatos na história da cidade – está cumprindo seu sétimo mandato – sempre é bem votado. Na última eleição, foi o terceiro mais votado, com 4.892 votos.  

A nota do Progressistas é a seguinte:

“A executiva municipal do Progressistas se reuniu na manhã desta sexta-feira e decidiu que o vereador Bravim não terá legenda no Partido para a próxima eleição. A decisão tem como objetivo facilitar a formação de chapa de candidatos a vereador dando a eles maior expectativa de vitória na medida em que Bravin tem reeleição considerada certa. A partir desta decisão, Bravin poderá deixar o partido sem risco de perder o mandato”.

 MUDANÇA DE PARTIDO ESSA SEMANA?

Não é oficial, mas nesta semana o prefeito Ulisses Maia deve anunciar a sua filiação ao PSD. É que o governo do Paraná se instalará em Maringá no dia 15 a 17, ou seja, de quarta a sexta-feira. Momento muito oportuno para o anúncio do novo partido do prefeito de Maringá.

Há uma expectativa de que isto se concretize, nos dias em que Maringá será a sede do governo do Estado.

Vamos acompanhar. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade