Choques mataram mais do que dengue em 2020
Foto: Agência Brasil

Perigo

Choques mataram mais do que dengue em 2020

País por Fabio Guillen/GMC Online em 25/11/2020 - 16:39

Quem aí nunca fez uma famosa gambiarra dentro de casa para ligar algum aparelho eletrônico? Ou falou ao celular enquanto o aparelho estava carregando na tomada de energia elétrica? Se a resposta for sim para alguma das duas perguntas acima você já correu risco de morte por uma descarga elétrica ou choque. 

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os acidentes elétricos fatais superam as mortes por dengue no Brasil nos últimos cinco anos. Entre 2015 a 2019 foram registradas 2.906 mortes por dengue em todo o Brasil. No mesmo período, foram 3.585 mortes envolvendo eletricidade. 

Destas mortes, 3.135 foram por choques elétricos, 231 por incêndios e 219 por descargas atmosféricas. Segundo o engenheiro eletricista e de segurança da Copel Distribuição, Raul da Silva Claudino, um dos maiores causadores de acidentes são os improvisos e as instalações mal feitas. “Gambiarras elétricas devem ser evitadas sempre. Excesso de equipamentos ligados à tomada também”, disse Claudino. 

Outro perigo é o celular conectado à tomada e sendo usado normalmente. Dependendo do tipo de conexão ou se o carregador tiver com algum problema pode causar um acidente. [ouça no áudio acima]

Com a chegada do Natal e Ano Novo todo mundo quer colocar o famoso pisca-pisca na árvore de Natal ou na casa. O engenheiro eletricista e de segurança Raul da Silva Claudino lembra que não podemos fazer as famosas gambiarras na hora de ligar essas luzes. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade