Chuva e frio intenso: Confira a previsão do tempo para a semana em Maringá
Imagem Ilustrativa/foto: Thiago Louzada/Maringá em Fotos

Clima

Chuva e frio intenso: Confira a previsão do tempo para a semana em Maringá

Cidade por Monique Manganaro/GMC Online em 26/07/2021 - 12:11

A semana promete ser de mudanças extremas em todo o sul do Brasil. Uma nova onda de frio intenso deve atingir o Paraná nos próximos dias e a expectativa é que as temperaturas caiam drasticamente. Nesta segunda-feira (26), a frente fria começa a avançar pelas áreas mais ao sul do País, ainda longe do Paraná. No estado, o tempo se mantém firme e quente, principalmente no período da tarde. Maringá está entre as cidades onde a estabilidade atmosférica predomina. Sem previsão de chuva, o município terá um dia ensolarado, com temperaturas variando entre 18°C e 31°C.

Na terça-feira (27), o deslocamento do eixo mais instável da frente fria muda o tempo também no Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ao longo do dia, áreas de instabilidade devem avançar pelo estado, podendo provocar chuvas. Junto à frente fria, uma massa de ar de origem polar se aproxima das regiões e começa a diminuir as temperaturas já no período da noite. Em Maringá, o tempo deverá seguir firme nesta terça, mas com temperaturas mais baixas. A mínima será de 14°C e a máxima de 28°C.

É a partir de quarta-feira (28) que o frio intenso se instala no estado. Maringá pode ter chuva neste dia, com o tempo parcialmente nublado na maior parte do tempo. Mas os efeitos do frio serão sentidos já nas primeiras horas da manhã. Mesmo com a instabilidade, a cidade terá mínima de 7°C e a máxima não deve passar dos 17°C.

A quinta-feira (29) promete ser o dia mais frio da semana, com mínima de apenas 1°C em Maringá e possibilidade de geada. A máxima, apesar da temperatura subir com a presença de sol, não deve passar dos 14°C. Na sexta-feira (30) o frio permanecerá intenso, mas o tempo já deve mostrar os primeiros sinais de que a frente fria começará a amenizar. Neste dia, Maringá ainda terá possibilidade de geada e as temperaturas vão variar entre 3°C e 19°C.

De acordo com o Simepar, essa onda de frio rigoroso tem características semelhantes ao evento ocorrido em julho de 2013, quando Maringá bateu recorde histórico de temperatura, com -0,5ºC. Este cenário deve causar a formação de geadas extensivas e de forte intensidade, o que pode trazer mais prejuízos à agricultura.

“O cenário está mudando constantemente, as previsões começam a se confirmar, de fato, de 24 a 48 horas antes. Mas será a onda de frio mais intensa do ano e está muito parecida com a de 2013. A geada já é uma certeza: vai ocorrer, no mais tardar sexta-feira, em todo o Paraná. Em Maringá, a temperatura pode ficar próxima a 0ºC na quinta ou sexta-feira”, disse o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen em entrevista ao GMC Online.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550