Cientistas apresentam nova espécie de dinossauro
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Vespersaurus Paranaensis

Cientistas apresentam nova espécie de dinossauro

Paraná por Luciana Peña em 26/06/2019 - 12:24

O Vespersaurus Paranaensis é o primeiro dinossauro do Paraná e espécie única no mundo. Os fósseis que levaram à descoberta foram encontrados no sítio paleontológico de Cruzeiro do Oeste, no noroeste do Paraná, e daí a origem do nome do novo dinossauro

Ele era pequeno, tinha aproximadamente  um metro e meio de comprimento. Um dinossauro bípede e carnívoro.  O Vespersaururs Paranaensis viveu há 85 milhões de anos em Cruzeiro do Oeste, na região noroeste do Paraná. A nova espécie de dinossauro foi revelada ao mundo nesta quarta-feira. Cientistas do Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste, da Universidade Estadual de Maringá e da USP de Ribeirão Preto trabalharam juntos na pesquisa que começou em 2017. O paleontólogo da USP Max Langer disse que o Vespersaururs Paranaensis pertence ao grupo dos terópodes, animal parecido com o famoso velociraptor.

“Uma característica interessante é que ele se apoiava com base em apenas um dedo, como os cavalos hoje em dia, e os outros dois dedos eram usados para fisgar presas”

A primeira rocha com fósseis do novo dinossauro foi encontrada perto da propriedade rural do João Gustavo Dobruski, onde hoje está o sítio paleontológico e o Museu de Paleontologia de Cruzeiro do Oeste. Ele e o pai encontraram a rocha durante a abertura de uma estrada na década de 1970. Foi lá também que eles encontraram fósseis de pterossauro, este já estudado e divulgado.

“No mesmo dia nós encontramos as duas rochas, a do pterossauro e a outra, que eu dizia ser de um animal maior e que agora está sendo confirmado"

Para os cientistas, a descoberta de uma nova espécie é algo emocionante. O geólogo Paulo César Manzig demonstrou esta emoção durante a coletiva de imprensa.

“Quando você abre uma rocha e vê uma ossada de dinossauro, você está vendo um animal que viveu há milhões de anos e é a primeira vez que um ser humano está tendo contato com aquela vida que já se foi”

Na década de 1970 um paleontólogo italiano já tinha descoberto pegadas do Vespersaurus Paranaensis em Cruzeiro do Oeste. Mas na época a pesquisa não evoluiu. A descoberta de agora foi divulgada esta semana na revista científica Nature.

 A reportagem foi atualizada em 27/06 às 7h30

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade