Cinco regiões de Maringá concentram 30% dos casos de dengue
Carina Bernardino/CBN Maringá

4º Lira

Cinco regiões de Maringá concentram 30% dos casos de dengue

Saúde por Carina Bernardino em 30/10/2019 - 15:28

A informação consta no 4º Lira deste ano, que aponta índice médio de infestação de 1,2%. É o menor do ano, mas a situação ainda preocupa porque em dez meses o município confirmou 990 casos da doença.

O 4º índice médio de infestação da dengue em Maringá é de 1,2%, o menor Lira (Levantamento de Índices Rápidos para Aedes Aegypti) registrado este ano na cidade. Mas a situação ainda é preocupante, porque de janeiro a outubro a cidade registrou 990 casos positivos da doença, 3.762 notificações e três óbitos. É que no mesmo período de 2018 foram 15 confirmações e 1.147 notificações por dengue no município. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde. O levantamento aponta que 41% dos focos do mosquito foram encontrados em lixo dos quintais. Depois, nos pequenos depósitos móveis, como pratos de plantas, sacolas e embalagens plásticas. Segundo o secretário da pasta, Jair Biatto, a redução do 4º Lira se deve ao período de estiagem, por isto as ações de combate ao mosquito não podem parar.

Das 990 confirmações de dengue deste ano, 30% dos casos se concentram em cinco regiões de Maringá, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Quebec, Portal das Torres, Grevíleas, São Silvestre e Vila Esperança. Somente no posto do Quebec foram 80 registos. Já no Portal das Torres foram 66 e no Grevíleas, 59 casos positivos da doença. Em relação aos índices de infestação, o maior registo é 2,1% nas UBSs Alvorada I e III, que juntas somam 42 casos.

Outras UBSs que tiveram mais de 30 casos de dengue registrados este ano são: Céu Azul, Ney Braga, Pinheiros, Iguaçu, Parigot de Souza, Olímpico, Tuiuti e Requião/Guaiapó. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade