TEMPO 7 de agosto. Faltam 61 dias para o primeiro turno das eleições 2018. O registro das atas das convenções, concluídas neste domingo, dia 5, deve ser feito até o dia 15 de agosto. No dia 16 começa a campanha.
CANDIDATOS A PRESIDENTE E VICES – Por ordem alfabética:
Alvaro Dias (PODEMOS) e Paulo Rabello de Castro (PSC). Coligação Pode, PSC, PRP, PTC: 33seg.
Cabo Daciolo (PATRIOTAS), vice Seulene Balduíno (PATRIOTAS).
Ciro Gomes (PDT) e Kátia Abreu (PDT). Coligação PDT, Avante: 33seg.
Geraldo Alckmin (PSDB) e Ana Amélia (PP). Coligação PSDB, PP, PTB, PSD, SD, PRB, DEM, PPS, PR: 6min3seg
Guilherme Boulos (PSOL) e Sônia Guajajara (PSOL).
Henrique Meirelles (MDB) e Germano Rigotto (MDB). Coligação MDB, PHS: 1min38seg
Jair Bolsonaro (PSL) e general Hamilton Mourão (PRTB). Coligação PSL e PRTB.
João Amoêdo (NOVO) e Christian Lohbauer (NOVO).
João Goulart Filho (PPL), vice Léo Alves (PPL).
José Maria Eymael (DC) e pastor Helvio Costa (DC).
Lula (PT) e Fernando Haddad (PT). Coligação PT, PCdoB, PROS, PCO: 2min7seg.
Marina Silva (REDE) e Eduardo Jorge (PV). Coligação Rede e PV: 16seg.
Vera Lúcia (PSTU) e Hertz Dias (PSTU).
O tempo oficial de propaganda de rádio e TV será definido pela Justiça Eleitoral após o dia 15 de agosto. O tempo que colocamos aqui é meramente estimativo.
MDB QUER SER A VOZ DA OPOSIÇÃO, NO PARANÁ
Em entrevista coletiva ontem, na sede do MDB, em Curitiba, o candidato a governador João Arruda deixou claro que vai trabalhar com a sua vice, professora Eliana Cortez da Silva (MDB), e com o senador Roberto Requião para polarizar a aposição nas eleições 2018.
A vice, Eliana, fez a sua estreia na corrida ao governo do Paraná convocando professores e servidores a se unirem por um projeto de mudança no estado.
BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO?
Brasil 06.08.18 15:54 - Antagonista
Em relatório divulgado ontem, a Arko Advice diz que Jair Bolsonaro “sai na frente para conseguir um lugar no segundo turno e terá que ser violentamente desconstruído para ficar de fora”.
O documento lembra que, em 2014, Marina Silva acabou perdendo a vaga no segundo turno para Aécio Neves depois de chegar a 34% das intenções de voto em agosto daquele ano.
“Bolsonaro continua muito forte nas redes sociais e desde, pelo menos, outubro de 2017 mantém sua intenção de votos acima dos 20%.”
E mais:
“Vale lembrar que, no período, surgiram nomes como o do ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa e o do apresentador de TV Luciano Huck, considerados novidades potencialmente fortes, e Bolsonaro continuou no seu patamar.”
O relatório destaca ainda que “os que querem Bolsonaro tendem, em sua maioria, a não mudar de voto”.
QUEM LARGA NA FRENTE?
O último Painel WW, coordenado pelo jornalista William Waack debateu com os cientistas políticos Carlos Melo, Marco Antonio Teixeira e Rafael Cortez a disputada corrida eleitoral que se desenha, com atenção especial aos candidatos que saíram na frente.
Na conversa, os três apontaram que Geraldo Alckmin é quem larga na frente, principalmente após conseguir o apoio do centrão e colocar Ana Amélia como a sua vice. Porém, a sua estratégia também pode ter riscos.
Entre outros pontos debatidos, estão a estratégia do PT em manter o nome do ex-presidente Lula como seu candidato, ao mesmo tempo em que há divergências sobre quais seriam os nomes a chegar ao segundo turno.
CANDIDATOS AO GOVERNO DO PARANÁ Em ordem alfabética dos nomes informados, publicamos os candidatos ao governo e seus vices:
Cida Borghetti (Coligação PP-PSDB-PTB-PROS-PMB-PMN-DEM), vice Coronel Sérgio Malucelli (PMN). Ao Senado: Alex Canziani (PTB) e Beto Richa (PSDB). Tempo: cerca de 3seg.
Dr. Rosinha (PT), vice Anaterra Viana (PT). Ao Senado: Mirian Gonçalves (PT). Tempo: 1min11seg.
Geonísio Marinho (Coligação PRTB-PRP), vice Eliceu Palmonari (PRTB). Ao Senado, Zé Boni (PRTB) e Rodrigo Reis (PRTB). Tempo: 12seg.
João Arruda (Coligação MDB-PDT-PCdoB-SOLIDARIEDADE), vice professora Eliana Cortez da Silva (PMDB). Ao Senado, Roberto Requião (PMDB), à reeleição, e Nelton Friedrich (PDT). Tempo: 1min50seg.
Jorge Bernardi (Coligação REDE-PPL-DC), vice Juliano Murbach (PPL). Tempo: 10seg.
Ogier Buchi (Coligação PATRIOTA-PSL), vice Caxias Ribas (PATRIOTA). Delegado Francischini (PSL) e Roselaine Ferreira (PATRIOTA). Tempo: 11seg.
Professor Ivan Bernardo (PSTU), vice Carminha Moreira (PSTU). Não tem candidato ao Senado. Tempo: 6,6seg.
Professor Piva (Coligação PSOL-PCB), vice Fernanda Camargo (PSOL). Ao Senado, Jacqueline Parmigiani (PSOL) e Rodrigo Dias (PSOL). Tempo: 11seg.
Ratinho Junior (Coligação PSD-PODEMOS-PSC-PV-PR-PRB-PHS-AVANTE-PPS), vice Darci Piana (PSD). Ao Senado, Professor Oriovisto (PODEMOS) e Renan da Mata (PSC). Tempo: 2min.
O tempo oficial de propaganda de rádio e TV será definido pela Justiça Eleitoral após o dia 15 de agosto. O tempo publicado aqui é apenas estimativo.
OS CANDIDATOS A VICE-GOVERNADOR E SUAS PROFISSÕES
EMPRESÁRIO O candidato a vice-governador da chapa de Ratinho Junior (PSD) será o empresário Darci Piana, presidente licenciado da Fecomércio, também filiado ao PSD.
VEREADORA A candidata a vice-governadora de João Arruda, Eliana Cortez da Silva, é professora, vereadora e presidente da Câmara de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro.
ADVOGADA Mirian Gonçalves, candidato a vice-governadora do Dr. Rosinha, também é do PT e foi vice-prefeita de Curitiba, na gestão 2013/2016, na coligação com o PDT.
CASCAVEL O advogado Juliano Murbach (PPL), vice de Jorge Bernardi (REDE), é professor e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Cascavel.
ADMINISTRADOR Eliceu Palmonari (PRTB), vice de Geonísio Marinho (Coligação PRTB-PRP), é administrador de empresas. Foi candidato a prefeito de Araucária.
MÉDICO O vice de Ogier Buchi (PATRIOTA), o Dr. Caxias Ribas, é médico clínico geral em São José dos Pinhais.
HOSPITAL Carminha Moreira (PSTU), vice do professor Ivan Bernardo (PSTU), é trabalhadora no Hospital de Clínicas de Curitiba.
ASSISTENTE SOCIAL Fernanda Camargo (PSOL), vice do Professor Piva (Coligação PSOL-PCB), é assistente social.