Com o frio e estoque baixo, Hemepar pede doação de sangue
Foto: Agencia Brasil

Paraná

Com o frio e estoque baixo, Hemepar pede doação de sangue

Saúde por Letícia Tristão em 16/04/2024 - 16:45

O Hemepar está pedindo que a população faça doação de sangue, em especial dos tipos O- e O+. Isso por causa das baixas temperaturas nesta época do ano, o que naturalmente diminui a quantidade de doadores. De acordo com o Hemepar, apenas na unidade de Curitiba, já houve uma diminuição de 15% no número de doações. Ouça o que disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Para ser um doador voluntário é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo exigida a autorização e a presença do responsável legal para doação de menores de idade. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação, e apresentar documento oficial com foto. Homens podem doar sangue a cada dois meses, ou seja, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação do plasma, hemácias, plaquetas e crio. Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação.

Em Maringá, o Hemocentro fica anexo ao Hospital Universitário.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade