Começa a vacinação contra a gripe para idosos com 80 anos ou mais
Foto: Luciana Peña

Maringá

Começa a vacinação contra a gripe para idosos com 80 anos ou mais

Saúde por Luciana Peña em 01/04/2020 - 08:37

Muitos que foram para a fila nesta quarta-feira(1º) já tinham tentado se vacinar no sábado passado. Desta vez a Secretaria de Saúde tem 12 mil doses da vacina.


Ouça a reportagem completa:

 

Os idosos querem se cuidar. Querem se proteger contra a gripe porque afinal é uma preocupação a menos em tempos de coronavírus.

Mas muitos estão decepcionados porque enfrentaram longas filas no sábado passado e não conseguiram se imunizar. 

A segunda tentativa será nesta quarta-feira.  A Secretaria de Saúde recebeu 12 mil doses e mudou a estratégia. 

Vai vacinar primeiro todos os idosos com 80 anos ou mais. 

Depois que este grupo, considerado mais vulnerável, estiver protegido, daí será a vez dos idosos com 60 anos ou mais que ainda não foram vacinados. 

São 39 pontos fixos de vacinação em escolas e Cmeis. A lista completa está no site da prefeitura. A vacinação é das 8h às 17h. 

Na escola municipal Odete Ribaroli, a fila começou às 7h. 

Cinira Mazer de 82 anos diz que tem que se proteger.[ouça no áudio acima]

Lélio Cedaro de 81 anos também tentou se vacinar no sábado e não conseguiu. Desta vez ele espera não ficar na fila em vão. [ouça no áudio acima]

Muitos filhos levaram os pais para vacinar e ficaram aguardando. A mãe de Eurica Nogami tem 87 anos. [ouça no áudio acima]

Mas nem todos na fila conseguiram se vacinar. Vergínia Duarte ficou uma hora na fila esperando o início da vacinação, mas como tem 77 anos vai ter que aguardar a próxima etapa. Ela saiu revoltada porque o Ministério da Saúde convoca os idosos para vacinar, mas não fornece vacina suficiente. [ouça no áudio acima]

E lembrando que até 16 de abril as vacinas de rotina para adultos e crianças estão suspensas, com exceção da vacina da hepatite B que precisa ser aplicada nas 12 primeiras horas de nascimento.