Comércio reabrindo na região; Maringá segue fechado
Imagem Ilustrativa/Foto: Victor Ramalho/GMC Online

Comércio

Comércio reabrindo na região; Maringá segue fechado

Economia por Luciana Peña em 31/03/2020 - 16:22

Enquanto pequenos comércios reabrem na região, em Maringá donos de padarias e açougues pedem socorro. Um comerciante que conversou com a reportagem diz que gastou a reserva financeira para inaugurar uma panificadora e agora, um mês depois, não sabe como irá pagar as contas.


Ouça a reporatagem completa:

 

2020 foi o ano em que o comerciante Thiago Almeida realizou um sonho: inaugurou uma panificadora. 

Dono do próprio negócio, Thiago estava cheio de esperanças. Mas um mês depois, o pesadelo: o coronavírus. 

E a panificadora, em Maringá, foi obrigada a fechar.

Thiago gastou a reserva financeira com a panificadora e agora está sem dinheiro. Sem dinheiro e sem entender por que uma empresa pequena e do ramo de alimentação como a dele não pode abrir em Maringá, se em cidades da região estão funcionando normalmente.[ouça no áudio acima]

O decreto estadual que determina o fechamento do comércio para conter o coronavírus permite o funcionamento de padarias e açougues.  O comerciante Vanderley Moreira não entende por que em Maringá o decreto é mais rigoroso. Ele se sente abandonado pelo Poder Público. [ouça no áudio acima]

O decreto municipal em Maringá determina o fechamento do comércio, incluindo padarias e açougues, até 20 de abril. O prefeito já disse, em coletivas de imprensa, que pode reduzir este período quando a cidade estiver fazendo testes de coronavírus em grande escala e situação estiver mais tranquila.

A CBN está em contato com a prefeitura para saber se o prefeito pretende fazer como cidades da região e permitir a abertura de padarias e açougues.