Como a lei trata o trânsito de patinetes e similares nas cidades?

Veículos elétricos

Como a lei trata o trânsito de patinetes e similares nas cidades?

Reportagens Especiais por Luciana Peña em 22/09/2022 - 08:19

A febre dos patinetes elétricos chegou a Maringá. É cada vez mais comum cruzar pelas ruas e avenidas da cidade com patinetes e outros veículos alternativos elétricos. Mas o que diz a lei? E a segurança de quem está num patinete?

 

A paisagem urbana ganhou um elemento novo: o patinete.

E pelo jeito ele veio para ficar. Para ir ao trabalho, para o lazer, para a escola. 

O patinet e se tornou o queridinho de jovens e descolados que disputam espaço com carros em vias públicas e com pedestres em calçadas. Será que tem patinete em ciclovia também? 

‘Veículos elétricos’: a quarta reportagem da Série: ‘O trânsito somos nós’.

O patinete é companheiro de Bia Bruneta no deslocamento pela cidade. [ouça o áudio] 

O Código de Trânsito Brasileiro é uma lei de 1997. Naquela época não se via patinete por aí. Então os patinetes estão fora da lei? 

O advogado Marcelo Araújo, especialista em  Direito do Trânsito explica que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran)  disciplina o uso de veículos elétricos nas cidades. 

E os pilotos de patinetes precisam respeitar essas regras. [ouça o áudio]

Na próxima e última reportagem da série “O trânsito somos nós”, vamos falar sobre os crimes de trânsito.  Quando um acidente se configura crime de trânsito? E como a Justiça Restaurativa tem sido empregada em crimes de trânsito.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade