Conceição Evaristo participa da Pré-Flim
Divulgação

Literatura

Conceição Evaristo participa da Pré-Flim

Cultura por Victor Simião em 12/10/2018 - 09:12

A escritora vem a Maringá na próxima semana. Ela é autora de livros como “Ponciá Vivêncio” e “Olhos d’Água”. 

A escritora Conceição Evaristo, uma das mais importantes vozes da atual literatura brasileira, participa da Pré-Flim em Maringá. É na próxima quinta-feira (18), às 19h30, no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal. A conversa é aberta ao público, que tem de se inscrever previamente. Estão previstos bate-papo, perguntas da plateia e sessão de autógrafos.

Conceição Evaristo é a patrona da Festa Literária Internacional de Maringá 2018, organizada pela secretaria municipal de cultura. O tema do evento é resistências.
A Pré-Flim é uma iniciativa do município cujo objetivo é movimentar o calendário cultural da cidade, preparando os maringaenses para a Flim, que ocorre em novembro, entre os dias 21 e 25.

Doutora em literatura e professora universitária, Conceição Evaristo tem se estabelecido como uma das vozes da literatura negra no Brasil. Entre outros livros, ela é autora de Olhos D’água, Ponciá Vivêncio e Becos da Memória. A escritora transita pela prosa e pela poesia.
Em entrevista ao canal Itau Cultural, no Youtube, ela contou que a situação de subalternidade da família dela em relação aos brancos foi um dos motivo que fizeram com que ela escrevesse.

A inscrição para a Pré-flim com Conceição Evaristo deve ser feita por um formulário pela internet. O link está disponível na página da secretaria de cultura de Maringá.
Neste mês, a Pré-Flim trouxe a escritora Thalita Rebouças.
Para a Flim, estão confirmados autores como Selva Almada, Fabrício Carpinejar e Carola Saavedra. O músico Arnaldo Antunes faz show durante o evento.
A curadoria da Flim é do jornalista Rogério Pereira, diretor da biblioteca Pública do Paraná.