Conferência debate propostas de políticas públicas
Luciana Peña/CBN Maringá

Meninos e Meninas

Conferência debate propostas de políticas públicas

Educação por Luciana Peña em 06/09/2018 - 09:27

200 crianças e adolescentes participam. Durante o dia a garotada se diverte e aprende em oficinas temáticas.

O que as crianças e adolescentes querem? Do que eles sentem falta? Perguntas como estas serão respondidas na 9ª Conferência Municipal de Meninos e Meninas, que está sendo realizada em Maringá.

Durante esta quinta-feira (6), 200 crianças e adolescentes, de escolas públicas e particulares, vão participar de palestras e oficinas para falar de aflições, problemas e desejos de forma lúdica, enquanto brincam. São 13 oficinas: violão, capoeira, grafite, defesa pessoal, entre outras. Vinicius Matias, de dez anos, se inscreveu na oficina de capoeira.

A conferência municipal de meninos e meninas surgiu de um projeto realizado anos atrás por professores da UEM. Era o projeto “Meninos e meninas de rua”.

Uma aflição dos jovens, principalmente aqueles que estão terminando o ensino médio é o vestibular. Eduarda Teixeira, que estuda e trabalha como jovem aprendiz, diz que na escola pública nem todos os professores parecem compartilhar esta aflição. E o estudante se sente só na disputa por vaga com estudantes de escolas particulares.

Eduarda terá a oportunidade de ser ouvida. E da conferência podem surgir propostas de políticas públicas, segundo a secretária de Assistência Social Marta Kaiser.

A conferência está sendo realizada no Lar Escola de Maringá.