Confiança não tem preço
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Confiança não tem preço

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 23/04/2020 - 07:04

A beira da estrada uma vendinha sem vendedor. Nela, produtos orgânicos e livros. Preço acessível dos produtos contrasta com a confiança. Se há alguma vigilância anunciada é um cartaz dizendo “você está sendo filmado por Deus”. Esta barraca simples de madeira não é um objeto de retórica de um conto é fato.

Instalada na BR 317, ela foi ideia de um casal de produtos agrícola aposentados. Ele artesão e ela professora e escritora. Os dois dizem apostar na confiança. Na barraca os alimentos podem ser adquiridos por um preço típico de feira, a partir de R$ 5,00. Para pagar os produtos é só colocar o dinheiro em uma caixa de madeira.

Preocupados com a pandemia e cuidando da higiene, o casal instalou na barraca álcool em gel e uma pequena pia com água e sabão. Um cartaz pede para higienizar as mãos antes de tocar nos alimentos. 

Todos os dias, Vera Fávero Margutti, 59 anos, e Elcio Margutti, 64 anos, passam para recolher o dinheiro e repor os produtos. Já chegaram e encontraram a barraca saqueada, roubada. Mas não desistem. O retorno dos que respeitam a iniciativa é maior e alimenta o ato de confiança nas pessoas.

É nisso que se resume esta ação, confiança. Por mais que alguns respondam se aproveitando, há os que reforçam e demonstram que a merecem. Os valores que nós tanto queremos preservar e propagar como confiança, respeito, solidariedade, justiça, honestidade, enfim seja o que for, se ele for praticado. Se fizemos para os outros na demonstração de que estamos dispostos a ser e nos comprometer com o que acreditamos. Isto é que provoca a mudança.

Parabéns ao casal, honrados no que fazem e pelo que fazem. Agem e não se acomodam na condição confortável de críticos se ação. Praticam e sustentam com o ato o valor que defendem. São eles que provocam a mudança enquanto a grande parte idolatra a desconfiança para se manter crítico e distante da necessidade de agir. Acreditar no ser humano e se relacionar expressando o que se acredita e convidando as pessoas a prática. 

O engraçado é que a vendinha está a beira da estrada, em meio ao caminho, cruzando como possibilidade o caminho de muitos e fazendo a diferença na vida de alguns. Uma oportunidade de alimentar e ser alimentado pela confiança, mais do que os produtos que são vendidos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade