
Movimento estudantil
Após diálogo com reitor, estudantes desocupam reitoria da UEM
Maringá
Em Maringá, as aulas curriculares presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas estão suspensas desde o dia 20 de março, devido à pandemia do novo coronavírus. Diante do novo cenário, veja como ficou o calendário nas escolas e universidades da cidade.
Nas escolas municipais, os alunos estão realizando atividades extraclasses em casa. Os responsáveis buscam e levam os materiais mensalmente e os professores ficam disponíveis para tirar dúvidas. O ano letivo de 2020 encerra no dia 18 de dezembro.
De acordo com a Prefeitura de Maringá, ainda não há data definida para o início do calendário escolar de 2021. A secretaria de Educação já iniciou o chamamento das crianças que estão na fila de espera para turmas de 0 a 3 anos para o ano letivo de 2021 nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).
A efetivação da matrícula será 1 a 11 de dezembro aos pais que foram chamados. As rematrículas são feitas automaticamente. Até a última terça-feira, 24, foram preenchidas 1.514 vagas de 0 a 3 anos e a fila de espera está com 1.624 crianças. No 1º ano do Ensino Fundamental, as matrículas começaram na terça-feira, 24 de novembro.
Os pais devem levar os documentos até o dia 4 de dezembro. As matrículas para alunos de 2° a 5º ano serão realizadas a partir do dia 25 de janeiro.
Nas escolas estaduais, os alunos estão tendo aulas diariamente, de forma remota, por meio do programa Aula Paraná. O ano letivo de 2020 encerra no dia 19 de dezembro, segundo informações do Núcleo Regional de Educação de Maringá. Já o primeiro dia do ano letivo d2 2021 será 18 de fevereiro.
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte ainda não definiu se as aulas serão presenciais, remotas ou híbridas. Tudo vai depender da pandemia de coronavírus.
As matrículas e rematrículas nas escolas estaduais iniciaram na última terça-feira, 24 de novembro, e podem ser feitas até o dia 18 de dezembro, pelo site da Seed, na área do aluno, ou de forma presencial, nas escolas.
Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o período letivo referente ao ano de 2020 teve início no dia 17 de agosto, de forma remota, e terminará no dia 22 de maio de 2021. Originalmente, o calendário acadêmico da universidade iniciaria no dia 6 de abril, mas foi suspenso devido à pandemia de covid-19.
A data de início do ano letivo de 2021 ainda não foi definida. As inscrições para os vestibulares e o Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2020 estão abertas até o dia 30 deste mês. As provas do Vestibular 2020 serão realizadas nos dias 21 e 22 de março. Já as provas do Vestibular EAD e do PAS serão no dia 21 de fevereiro de 2021.
O resultado será publicado no dia 7 de maio e a data das matrículas ainda não foi definida. É possível se inscrever presencialmente no campus da UEM ou pelos sites: www.vestibular.uem.br e www.pas.uem.br.
As instituições de ensino privadas de Maringá também estão realizando aulas de forma remota, desde o início da pandemia da covid-19. Presencialmente, estão autorizadas apenas atividades extracurriculares.
De acordo com informações do Sindicato dos Estabelecimento Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe-NOPR), o ano letivo de 2020 encerra entre os dias 17 e 23 de dezembro na maioria das instituições da cidade.
As atividades pedagógicas e acadêmicas referentes ao período letivo de 2021 devem retornar no fim de janeiro, com início de aulas no dia 1º ou 8 de fevereiro. As matrículas já estão abertas. Há a expectativa por parte das instituições de ensino privadas de iniciar o ano letivo de 2021 com aulas híbridas, ou seja, alternadas entre presenciais e remotas
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade
Editorias
Boletins
Institucional
Institucional