Consumo de produtos orgânicos em Maringá aumenta 30% ao ano, estima associação
Foto: Arquivo/Associação de Produtores Orgânicos de Maringá | safra passada de morangos

Alimentação

Consumo de produtos orgânicos em Maringá aumenta 30% ao ano, estima associação

Economia por Letícia Tristão em 07/04/2022 - 13:53

Em Maringá, cerca de 20 produtores comercializam alimentos nas feiras de orgânicos. E segundo a associação, a diferença no preço para os produtos convencionais não está mais tão acentuada.

A produção de alimentos orgânicos vai além da não utilização de defensivos agrícolas durante o cultivo. Os produtores certificados têm de garantir cuidado com os produtos utilizados no manejo do solo e com a natureza em geral. Todo o processo tem que ser o mais natural possível.

Cerca de 20 produtores de Maringá e municípios vizinhos fazem parte da Associação de Produtores Orgânicos de Maringá. A Feira de Produtos orgânicos é realizada três vezes por semana na cidade. Os alimentos comercializados são os tradicionais de feiras, frutas, legumes, verduras, temperos…

De acordo com o vice-presidente da associação, José Garcia Jodar, engana-se quem pensa que os preços dos produtos orgânicos são tão mais caros que os de mercado. Estudos do Deral, Departamento de Economia Rural do Paraná mostram que os alimentos orgânicos são, em média, 30% mais caros do que os convencionais nas feiras do Paraná. No entanto, segundo Jodar, ultimamente os preços dos produtos orgânicos e convencionais em Maringá se assemelham. [ouça o áudio acima]

Ele afirma que o consumo de produtos orgânicos tem aumentado muito nos últimos anos. A estimativa é que seja um aumento de 30% a cada ano. E a resposta pode estar na preocupação com a qualidade de vida. [ouça o áudio acima]

A Feira de Produtos orgânicos de Maringá é realizada atrás da Catedral aos domingos das 7h às 12h e às quintas das 16h às 20. E também às terças-feiras, das 16h às 20h, na Rua Vasco da Gama, atrás do Cemitério Municipal.