Cooperar é fundamental
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Cooperar é fundamental

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 08/07/2019 - 08:16

Dia 6, sábado, foi o Dia C, dia do cooperativismo. Unir forças para um bem comum. Cooperar para que aquilo que feito por um só é impossível e com muitos se torna realizável. Cooperar é humano e a demonstração da transformação do que nos cerca. Se formos observar a nossa volta, chegamos como espécie onde estamos com o trabalho solidário. E aqui, a solidariedade não como uma ação consciente da construção coletiva, mas necessária. Cada um de nós buscamos realizar nossos interesses, o que só é possível em coletividade.

Na divisão do trabalho, o que levou ao desenvolvimento da sociedade de mercado, a dependência que cada um de nós tem da coletividade cresce constantemente. A vida que nos cerca em sua dimensão é fruto do trabalho coletivo. Quando agimos de forma consciente na cooperação de uma condição que atenta a todos e a cada um, a possibilidade de transformação é maior. A realização também será na mesma proporção.

Cooperar é fundamental para entender a dimensão de outras pessoas em nossas vidas. A presença da existência de outros seres humanos em nossa vida de forma consciente leva ao respeito. Aprender a acreditar que viver em sociedade é uma necessidade e tem um valor maior.

Durkheim, o pensador clássico das ciências humanas, considera vital a solidariedade na construção da vida social e particular. Para ele a sociedade no trabalho, principalmente, é o que garante a elevação da eficiência de nossas intenções. Parte considerável de nossos problemas se resolveriam com a cooperação eficiente. O sentido de cooperação e corporação.

O Paraná se destaca como um lugar onde a cooperação ganha força. Várias empresas cooperativas se desenvolveram no Estado. Algumas ganharam destaque internacional. Em alguns casos são responsáveis pelo desenvolvimento de regiões que sem o cooperativismo não seria possível a prosperidade. Em outras, falta o desenvolvimento desta prática. Seria uma solução para determinadas atividades econômicas e ações políticas sociais. O cooperativismo vale a pena e deve ser promovido e desenvolvido.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade