Cooperativas de reciclagem voltam a reclamar de desvios de materiais
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Cooperativas de reciclagem voltam a reclamar de desvios de materiais

O Assunto é Política por Diniz Neto em 07/05/2018 - 09:55

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

 

TEMPO Estamos a 153 dias do domingo 7 de outubro de 2018, primeiro turno das eleições deste ano.

 

COOPERATIVAS VOLTAM A RECLAMAR DE GARIS

Neste fim de semana entidade ambientalistas receberam mais uma denúncia de que um caminhão da Prefeitura estava lotado de latinhas de alumínio e não fez a entrega na central de reciclagem. Fotos e vídeo comprovaram.

Garis também disseram que todos os dias vendem os recicláveis de alumínio.

As cooperativas reclamam da falta de fiscalização por parte da Prefeitura e pedem providências.

Uma das alternativas que as cooperativas de recicláveis estuda é fazer hoje uma queixa na delegacia, além de cobrar novamente da Prefeitura ações para que os recicláveis sejam recolhidos e entregues na central de reciclagem.

 

POSSE NA SECRETARIA DA FAZENDA

Será hoje, às 9 horas, a posse de José Luiz Bovo na Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná.

Vamos acompanhar.

 

ENTREVISTA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Foi ao ar ontem uma entrevista realizada pela TV Educativa É Paraná onde a governadora Cida Borghetti respondeu a perguntas sobre os primeiros 30 dias do seu governo.

Fui um dos jornalistas convidados para a entrevista, ao lado dos jornalistas Fabio Campana – Revista Ideias; Patrícia Luccini, do Diário dos Campos de Ponta Grossa; e Ogier Buchi, do Impacto Paraná. O programa teve a apresentação de Thayse Leonardi.

A reprise será exibida hoje, segunda-feira (7), às 23h45, após o programa Roda Viva no Canal 9 da É-Paraná.

Um dado: em 29 dias a governadora esteve em 26 municípios. Foram atendidos 199 municípios, ou seja, quase metade dos municípios do Paraná.

O programa está no YouTube, no canal É-Paraná RTVE.

 

CORRUPÇÃO

Na entrevista, o jornalista Fabio Campana perguntou se o governo tem ações preventivas de combate à corrupção. A resposta é que a transparência adotada ajuda e também há um trabalho dentro da equipe que tem o objetivo de evitar todos os tipos de corrupção.

 

HOSPITAL MUNICIPAL DE CRIANÇA

A estrutura pré-moldada está sendo construída, nos Estados Unidos. Em julho devem chegar a Maringá 70% da estrutura. O cronograma prevê uma montagem rápida do hospital.

 

PR-323, O QUE SERÁ FEITO

Enquanto correm os prazos para o edital de licitação para a primeira parte da duplicação da PR-323, está sendo realizada uma obra de recuperação na rodovia no trecho Paiçandu-Cianorte.

Os prazos legais têm que ser cumpridos, não é possível queimar etapas. As licitações deste porte costumam ser demoradas e independem da vontade dos governantes.

 

AEROPORTO DE CASCAVEL

Respondendo a Ogier Buchi, do Impacto Paraná, a governadora deixou no ar que deve anunciar, na semana que vem, as obras no aeroporto de Cascavel.

 

CASA DE CUSTÓDIA EM PONTA GROSSA

Em resposta a Patrícia Luccini, do Diário dos Campos de Ponta Grossa, Cida Borghetti informou que há um empenho do governo para a tornar realidade a Casa de Custódia. Ela falou da Secretaria Especial de Administração Penitenciária e do planejamento para a construção de presídios e casas de custódia, para administração geral do sistema, com políticas públicas e a necessária retirada de presos das carceragens em delegacias, um dos grandes problemas na área da segurança, no Paraná.

 

EXPOINGÁ 2018: BRDE LIBEROU R$ 40 MILHÕES EM FINANCIAMENTOS

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) liberou, no sábado, R$ 40 milhões em financiamentos para cooperativas, produtores rurais e empresas do Noroeste do Paraná e região do Vale do Ivaí.  
Os contratos foram assinados na Expoingá 2018, com a presença da governadora Cida Borghetti, do diretor-presidente do Banco, Orlando Pessuti, e dos diretores João Luiz Regiani, de Operações, e Luiz Noronha, de Planejamento.

 

ALIMENTOS A Fazendinha da Emater está completando 20 anos de Expoingá. Este ano o objetivo é apresentar as tecnologias disponíveis e recomendadas para a produção de alimentos de qualidade, de forma segura, em quantidade e com sustentabilidade. São 23 unidades didáticas montadas na Fazendinha para serem visitadas durante a 46ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá).

O espaço ajuda a conscientizar a população das cidades sobre o importante papel desempenhado pelo campo para a sobrevivência da humanidade.

 

CONTAS DE LUZ Na sexta-feira a Copel anunciou que as lotéricas voltarão a receber as faturas de luz, a partir de hoje, segunda-feira, 7 de maio.
Foi um mês de negociações e o final é positivo, pois a população é beneficiada com a volta destes pontos de recebimento de contas de luz.

 

ESCOLA

O Colégio Estadual Tânia Varella, no Requião/Guaiapó, está recebendo recursos para reforma. Conheço esta escola, que tem uma história de resistência, inovação, união das comunidades da escola e do bairro.

 

EQUIPE

O deputado federal Edmar Arruda reuniu toda a equipe, na sexta-feira, em Maringá. Reunião de planejamento.

 

PR-323

O deputado Evandro Júnior recebeu a visita do engenheiro civil João Luiz Goltz de Almeida, que é superintendente Regional Noroeste do DER.

João Luiz apresentou a Evandro Junior o cronograma das obras para a duplicação da PR-323, uma reivindicação antiga do deputado e de toda a região Noroeste.

A recuperação da pista entre Paiçandu e Cianorte será a primeira a ser feita. E está em licitação a duplicação da rodovia passando por Paiçandu, Água Boa e Doutor Camargo.

 

MUNICÍPIOS

ALTO PARANÁ

O deputado federal Luiz Nishimori esteve em Alto Paraná, na quinta-feira. Foi recebido pelo prefeito, Miro, e o vereador Pino.

O deputado esteve no XVI Encontro dos Agricultores de Alto Paraná. Este ano o tema foi a conservação de solo e da água para um futuro sustentável.

 

EVENTOS

Municípios da região preparam eventos tradicionais e importantes para este mês.

81 ANOS

Mandaguari comemorou ontem, dia 6 de maio, os seus 81 anos.