Curso apresenta a história de Maringá a partir de 100 obras
João Laércio Lopes quer que participantes se animem e façam mais pesquisas | Foto: Vivian Silva/PMM

De Graça

Curso apresenta a história de Maringá a partir de 100 obras

Cultura por Victor Simião em 11/03/2020 - 15:37

A iniciativa, chamada de “História da historiografia maringaense: 100 obras essenciais”, está com inscrições abertas e é gratuita. As aulas serão ministradas pelo historiador João Laércio Lopes, do Patrimônio Histórico Municipal. As vagas são limitadas.

______________________________________________________________________________________________

Maringá tem pouco mais de 70 anos, mas a história dela já rendeu cerca de 500 produções. A avaliação é do historiador João Laércio Lopes, do Patrimônio Histórico Municipal. São livros, artigos e teses. Desse volume total, 100 obras foram selecionadas e vão fazer parte do curso “História da hisoriografia maringaense”. Entre os dias 30 de março e 3 de abril, Lopes irá falar sobre essas produções. As inscrições são gratuitas. 

É uma forma de fazer uma espécie de balanço sobre a produção sobre a cidade, diz ele.

O Patrimônio Histórico, uma gerência ligada à Secretaria de Cultura, é um local muito procurado por pesquisadores. De lá saem informações que, depois, se tornam trabalhos de referência. Apesar disso, existem lacunas que devem ser preenchidas. O curso é uma forma de tentar mostrar quais espaços ainda podem ser pesquisados, afirma o historiador.

O curso tem 50 vagas. A participação é gratuita. As aulas serão no período da manhã. Os interessados devem se inscrever pela internet. Link para o formulário: CLIQUE AQUI.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade