De que lado você está?
CBN Maringá

Opinião

De que lado você está?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 24/07/2023 - 10:15

De que lado você está?

O mal do mundo sempre foi enxergar a realidade como se tivesse apenas dois lados. Acreditar que tudo ser resumo entre o sim ou o não, bem ou o mal, o satisfeito e o insatisfeito, feliz e infeliz, certo ou errado.

Quem vive um mundo de dois lados é jogado a conviver com opostos que são a possibilidade um do outro, se alimentam de sua discordância. Tem um olhar limitado na condição que o cerca.

Quem te disse que o mundo só tem dois lados.

A miopia vem de longe

Não culpo os dualistas míopes como se fossem algo recente, esta divisão de tudo em dois lados vem de longa data. Já faz muito tempo que buscamos compreender para facilitar que tudo está dividido entre a “direita” e a “esquerda”. Quem não está em um lado está no outro.

Para piorar a dualidade medíocre, ainda temos uma visão deturpada do reducionismo bilateral, os que reduzem as ideias ou ideais, se é que existem, dos dois lados em questão. A personificação da limitação.

Quando observamos os argumentos que defendem um determinado princípio, ele está sustentado em uma percepção rasa e curta da vida. Uma experiência pessoal, uma lista de valores entendidos dentro de um contexto deturpado e com pouca comprovação.

Uma armadilha

Esta dualidade tem se transformado em uma armadilha. Tem pessoas que estão usando desta dualidade para colocar outras em uma situação de risco.

Você já deve ter passado por situações em que foi questionado sobre de que lado você estava. Aquela celebre pergunta, “Você é contra ou a favor?”. Uma pergunta que não te deixa saída. No final, o questionamento é feito para te colocar no paredão da mediocridade.

Vivemos esta realidade e ela é uma expressão da mediocridade.

Nem Cristo escapou dos medíocres

Quando falamos deste dualismo perigoso, tem uma passagem bíblica que considero fantástica neste sentido. No Evangelho há uma passam, nas últimas semanas de vida de Cristo, em que os seus opositores, fariseus e romanos, que por sinal eram opostos, querem arrumar uma forma de condenar Jesus.

Nesta busca incessante era preciso colocá-lo em um dos lados da questão que se resumia o domínio romano sobre Israel, cristo seria favorável aos impostos romanos, a exploração de Roma sobre o povo judeu?

Foi neste ambiente muito parecido com o de hoje que perguntaram a Jesus se ele considerava justo os impostos que Roma cobrava do povo israelense.

Se Cristo dissesse “sim”, ficava mal com os judeus, se ele dissesse “não”, ficava mal com os romanos.

Uma resposta que vale para os dias de hoje

Bom, a resposta de Cristo uma grande parte de vocês conhece. Ele foi brilhante, disse: “Deem a César o que é de César, deem a Deus o que é de Deus!”. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade