Desfecho da greve será decidido na Justiça
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Transporte público

Desfecho da greve será decidido na Justiça

Cidade por Luciana Peña em 19/09/2020 - 09:50

O Tribunal Regional do Trabalho deve decidir na semana que vem sobre o dissídio coletivo dos motoristas da TCCC e Cidade Verde, que estão em greve desde a quarta-feira (16). Neste sábado (19), os ônibus estão circulando com 70% dos motoristas como determinou liminar. Um oficial de justiça acompanhou a saída dos veículos das garagens da empresa.

Nessa sexta-feira (18), as empresas de transporte coletivo Cidade Canção e Cidade Verde conseguiram na Justiça duas decisões obrigando os motoristas em greve a manter 70% do efetivo.

A ordem judicial autoriza inclusive o uso da polícia para garantir a saída dos ônibus das garagens das empresas.

Parece exagero, mas nessa sexta-feira a cidade ficou sem transporte coletivo, serviço essencial, porque 100% dos motoristas cruzaram os braços.

O transporte metropolitano também parou completamente. A empresa Cidade Verde atende as cidades de Sarandi, Paiçandu, Itambé, Floresta, Ivatuba e Dr. Camargo.

O diretor administrativo das empresas, Roberto Jacomelli, diz que neste sábado um oficial de justiça esteve na porta das garagens para garantir a saída dos ônibus. [ouça no áudio acima]

 

Enquanto isso, empresas e sindicato não chegam a um acordo para pôr fim à greve. A decisão ficará a cargo da Justiça do Trabalho, que deve se pronunciar na semana que vem. [ouça no áudio acima]

A empresa diz que não pode dar nenhum reajuste aos motoristas. O sindicato reivindica pouco mais de 2% e também não cede. O diretor sindical Emerson Silva diz que o sindicato propôs parcelamento de benefícios e reajuste a partir de novembro. [ouça no áudio acima]

E neste sábado (19), as lojas do comércio voltam a abrir. O comércio de rua das 9h às 13h e os shoppings das 11h às 22h. E boa parte dos comerciários depende do transporte público para ir e voltar do trabalho.