Dia Nacional da Doação de Sangue mobiliza doadores em Maringá
Foto: Arquivo/CBN Maringá

Solidariedade

Dia Nacional da Doação de Sangue mobiliza doadores em Maringá

Saúde por Letícia Tristão/GMC Online em 25/11/2020 - 15:32

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta quarta-feira (25). Todos os anos, o hemocentro do HUM faz um evento de mobilização. Mas este ano, em função da pandemia, nenhuma ação foi feita.

No entanto, segundo a assistente social do Hemocentro, Angela Tessaro, é esperado um maior movimento nesta quarta, 25. Por isso, pede que a colaboração das pessoas.

“Desde o início da pandemia estamos trabalhando com agendamento para evitar aglomerações. É uma preocupação com o doador e com a equipe”.

Segundo Angela, as pessoas tendem a se mobilizar mais neste dia de comemoração. Mas ela ressalta que a doação de sangue é algo que precisa ser frequente. [ouça no áudio acima]

A empresária Isadora Tavares é doadora e conta que se inspirou vendo a mãe doar sangue. “Minha mãe sempre doou sangue e eu sempre tive vontade. Quando fiz 18 anos, foi a das primeiras coisas que eu fiz. Acho muito importante porque colaboramos com vidas sem muito esforço”, disse.

Com a pandemia, o Hemocentro sofreu redução de até 60% no número de doadores. Segundo Angela, o movimentou melhorou nos últimos meses, mas a demanda por sangue continua alta. [ouça no áudio acima]

O Hemocentro atende de segunda a sexta, das 7h às 18h30. Aos sábados, o atendimento é das 7h às 12h30. O atendimento é feito por agendamento e distribuição de senhas.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade