Mercado de trabalho
Diploma pesa menos na trajetória dos jovens
Economia por Brenda Caramaschi em 23/01/2026 - 10:00Uma pesquisa da plataforma “Na Prática”, mostra que o diploma universitário deixou de ser visto como garantia automática de emprego. Segundo o levantamento, 58,33% dos universitários acreditam que a faculdade é importante, mas precisa ser complementada por outras experiências. O estudo também aponta um descompasso entre a formação acadêmica e as exigências práticas das empresas.
A maioria dos jovens considera que a universidade oferece uma boa base teórica, mas pouco alinhada à realidade profissional, o que explica por que quase 70% buscam cursos, capacitações e experiências fora da grade curricular para aumentar a empregabilidade. Esse cenário reforça a ideia de que o diploma segue relevante, mas já não é suficiente sozinho: habilidades práticas, comportamentais e vivências profissionais ganham peso crescente nas decisões de contratação.
Luciane Botto, mestre em Organizações e Complexidade, especialista em desenvolvimento humano e futuro do trabalho, explica que tipos de experiências práticas ou habilidades comportamentais tendem a pesar mais na decisão de contratação atualmente.
Notícias da mesma editoria
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade