Divisões nos partidos se acentuam na reta final da campanha
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Divisões nos partidos se acentuam na reta final da campanha

O Assunto é Política por Diniz Neto em 25/09/2018 - 10:04

CONTAGEM REGRESSIVA Terça-feira, dia 25 de setembro. Faltam 12 dias para 7 de outubro, primeiro turno das eleições 2018.

 

DESALINHAMENTO PARTIDÁRIO

O Brasil tem 35 partidos registrados na Justiça Eleitoral e outros 73 na fila por registro.

Porém os partidos têm uma atuação em Brasília, nacional, e outra nos estados. Detalhe: Em cada estado é possível que os partidos tenham uma posição particular, em alguns casos até exótica.

Avançando mais um pouco, vamos encontrar nos municípios diretórios e às vezes até executivas com posições individuais, locais. Na grande maioria dos casos, as direções nacionais aceitam as posições diferentes nos estados e as direções estaduais aceitam ou fazem vistas grossas para as posições municipais.

Um dos casos mais típicos é o MDB. O partido tem candidato a presidente da República, Henrique Meirelles. Mas o candidato não tem o apoio do partido no Paraná. Aqui o presidente estadual, senador Roberto Requião, apoia a o candidato a presidente do PT, seguindo a posição do ex-presidente Lula.

No caso dos partidos nos municípios, também vamos encontrar posições antagônicas. O MDB tem candidato a governador, João Arruda, mas em Maringá o partido apoia Cida Borghetti, do Progressistas.

Há muitos outros casos. Na maioria dos partidos diretórios e lideranças apoiam diversos candidatos. Em alguns casos, um mesmo partido, apoia três ou quatro candidatos a governador diferentes.

Parece não haver dúvida de que a reforma política é tão ou mais importante do que as demais reformas. Esta situação, em muitos casos fisiológica, está interferindo e vai interferir de forma direta na eleição presidencial.

O governador mais votado, proporcionalmente, no Brasil, deverá ser Camilo Santana, do PT do Ceará. Ele tem 64% das intenções de votos, segundo o IBOPE, e o apoio do MDB e do PDT, inclusive de Ciro Gomes.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade