Doação diminui em época de férias
Agência Brasil

Sangue

Doação diminui em época de férias

Saúde por Luciana Peña em 04/01/2019 - 12:59

Em Maringá, o Hemocentro do HUM precisa de 50 doadores diariamente para manter o estoque regular. Isso porque, em média, 25% dos que passam pela triagem não podem doar.

Serviço: O horário de funcionamento para doação de sangue é de segunda à sexta das 7h às 18h30. Aos sábados das 7h às 12h30.

Nas férias, os doadores de sangue viajam. Enquanto isso, os acidentes nas rodovias aumentam. E as vítimas de acidentes são parte do público que recebe doação de sangue. Por isso os hemocentros precisam manter os estoques regulares.

O Hemocentro do Hospital Universitário de Maringá, o único público na região e que atende várias cidades do noroeste, fez uma campanha de orientação em dezembro para não sofrer com a redução de doadores em janeiro, diz a assistente social Ângela Tessaro.

Para atender a demanda com tranqüilidade, o Hemocentro do HUM precisa de 50 doadores por dia. Parece muito, mas é que nem todo mundo que se candidata, pode doar.

Doar sangue é um gesto de amor . Se você já é doador, ou tem as condições para se tornar um, tenha em mente esse compromisso.