Eleição de 1947 ao Governo do Paraná

História das Eleições - Episódio 3

Eleição de 1947 ao Governo do Paraná

Podcast por Reginaldo Dias em 03/08/2022 - 08:26

Em outubro de 1945, com o fim da ditadura do Estado Novo, o interventor Manoel Ribas foi deposto do cargo, após longo período no comando da política paranaense, iniciado em 1932, quando foi nomeado por Getúlio Vargas. Como as eleições diretas a governador ocorreriam apenas em janeiro de 1947, o Paraná foi governado, no intervalo, por quatro interventores que se sucederam no cargo.

A literatura especializada informa que Manuel Ribas, em razão do longo período de mando político, tinha tal influência que era considerado o grande favorito no certame eleitoral que se avizinhava. Ele havia sido o principal articulador do Partido Social Democrático (PSD) no estado, mas seu falecimento, em janeiro 1946, deixou aberto o caminho para novas lideranças. Seja como for, a influência de Ribas pôde ser verificada porque o certame foi encerrado com a vitória de um herdeiro político, Moyses Lupion.

A eleição de 1947 opôs dois candidatos. Por um lado, Moyses Lupion, inscrito por uma coligação que abrigava PSD, UDN e PTB; por outro lado, Bento Munhoz da Rocha, candidato pelo Partido Republicano (PR). Se Lupion era visto como herdeiro de Ribas, seu adversário vinha de uma tradicional família política, pois era filho do ex-governador Caetano Munhoz da Rocha.

Embora concorrentes na política nacional, os três principais partidos do país – PSD, UDN e PTB – uniram-se, no Paraná, em favor da candidatura de Lupion, cabendo à UDN a indicação do candidato ao senado, Artur Santos, que também foi eleito. Adicione-se que Moysés Lupion era poderoso empresário e, com vistas à eleição, também atuava no ramo da comunicação, detendo meios como rádios e jornais, o que contribuía decisivamente para popularizar seu nome em todo o estado.

Naquele período, o Paraná vivia a efervescência do processo de colonização do interior, mediante a expansão da fronteira agrícola nas regiões norte, oeste e sudoeste, fato que garantiu grande incremento de população por atração de migrações. De 1940 a 1950, a população paranaense quase foi duplicada, adensando a demografia do interior. Isso tinha, evidentemente, impacto na agenda política e nos resultados eleitorais.

O melhor desempenho de Bento Munhoz da Rocha deu-se no chamado Paraná Tradicional, principalmente em Curitiba, onde teve maioria por pequena margem. Lupion, em contrapartida, abriu larga vantagem no interior. O mapa da escrutinação não deixa dúvidas sobre o peso do voto das regiões de colonização recente na vitória de Lupion.

O historiador Alessandro Batistela resume: “Utilizando-se de um discurso popular (cujo slogan era “Paraná maior”), (Lupion) prometeu apoiar as cidades e os interesses do interior do Paraná, enquanto Bento Munhoz da Rocha Neto era representado como um candidato das elites curitibanas. Assim, Lupion viu crescer a sua popularidade e venceu as eleições de 19 de janeiro de 1947”.

Eis os números finais:
Moisés Lupion - PSD/UDN/PTB/PRP - 91.959 - 66,47%
Bento Munhoz - Rocha PR - 45.941 - 33,53%
Portanto, Lupion foi eleito com 2/3 dos votos válidos.

Mapa eleitoral de 1947 - Eleições para o Governo do Paraná
Mapa eleitoral de 1947 - Eleições para o Governo do Paraná
Moisés Lupion  - Vencedor das eleições de 1947 para o Governo do Paraná
Moisés Lupion - Vencedor das eleições de 1947 para o Governo do Paraná

História das Eleições, produzido pelo colunista da CBN Maringá, professor e historiador Reginado Dias, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h40 e às15h35. Sintonize 95,5 FM.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade